A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O APRENDER NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: UM ESTUDO SOBRE A PROLIFERAÇÃO DO BOLOR.

Autores

  • Tayse Dantas dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Veleida Anahi da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.559

Palavras-chave:

ciências, ensino por investigação,, relação com o aprender

Resumo

A realização de atividades investigativas contribui para que o estudante se torne responsável na construção do próprio aprendizado que, inicialmente, ocorre por meio da apresentação de um problema e pela mediação que deve ser realizada pelo professor. O objetivo deste trabalho é analisar as relações dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Aracaju - SE, com o aprender durante o ensino por investigação. O presente estudo é de cunho qualitativo e abordagem metodológica definida como pesquisa-ação. A realização da atividade investigativa, sobre a proliferação do bolor no pão, foi gravada por meio de vídeo. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os estudantes após o desenvolvimento da pesquisa. Nelas, constatou-se que 61.9 % dos estudantes desenvolveram três processos epistêmicos propostos por Charlot (2000, 2009), são eles: i) objetivação-denominação; ii) imbricação do eu; iii) distanciação-regulação,  por meio dos quais foram estabelecidas cinco relações com o aprender. Essas relações ocorreram a partir dos seguintes processos que envolveram a abordagem investigativa no estudo sobre os fungos: a colocação de uma problemática, as observações realizadas, os questionamentos, as discussões desenvolvidas em sala de aula e a comunicação dos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayse Dantas dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Lincenciada em Pedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Dantas dos Santos, T., & Anahi da Silva, V. (2021). A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O APRENDER NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: UM ESTUDO SOBRE A PROLIFERAÇÃO DO BOLOR . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 78-105. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.559

Edição

Seção

Artigos Científicos