A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O APRENDER NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: UM ESTUDO SOBRE A PROLIFERAÇÃO DO BOLOR.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.559Palavras-chave:
ciências, ensino por investigação,, relação com o aprenderResumo
A realização de atividades investigativas contribui para que o estudante se torne responsável na construção do próprio aprendizado que, inicialmente, ocorre por meio da apresentação de um problema e pela mediação que deve ser realizada pelo professor. O objetivo deste trabalho é analisar as relações dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Aracaju - SE, com o aprender durante o ensino por investigação. O presente estudo é de cunho qualitativo e abordagem metodológica definida como pesquisa-ação. A realização da atividade investigativa, sobre a proliferação do bolor no pão, foi gravada por meio de vídeo. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os estudantes após o desenvolvimento da pesquisa. Nelas, constatou-se que 61.9 % dos estudantes desenvolveram três processos epistêmicos propostos por Charlot (2000, 2009), são eles: i) objetivação-denominação; ii) imbricação do eu; iii) distanciação-regulação, por meio dos quais foram estabelecidas cinco relações com o aprender. Essas relações ocorreram a partir dos seguintes processos que envolveram a abordagem investigativa no estudo sobre os fungos: a colocação de uma problemática, as observações realizadas, os questionamentos, as discussões desenvolvidas em sala de aula e a comunicação dos resultados obtidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Tayse Dantas dos Santos, Veleida Anahi da Silva
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.