VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE

Autores

  • Harley Lucas Dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Daniel Trevisan Sanzovo Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.553

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Estações do Ano, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Vídeo educacional

Resumo

Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Área de Ensino que versou sobre a produção de um vídeo educacional voltado para o ensino do conteúdo Estações do Ano, no âmbito da disciplina de Ciências, anos finais do Ensino Fundamental. A proposta conjugou a demanda de materiais didáticos em Astronomia e a utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Por isso, o vídeo em questão foi pensado a partir do Modelo TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge. O material produzido foi analisado por cinco professores de Ciências mediante um roteiro de questões. Os dados, organizados em categorias de análise, mostraram que embora sejam necessárias adequações contextuais, os professores indicaram a pertinência pedagógica do vídeo em decorrência da disposição do conteúdo nele disposto e da abordagem didática utilizada que podem motivar e favorecer a interação dos alunos na compreensão das Estações do Ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Lucas Dos Santos, H. ., Bueno Lucas, L. ., & Trevisan Sanzovo, D. . (2021). VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 42-61. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.553

Edição

Seção

Artigos Científicos