A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOS ESTUDANTES POR MEIO DO REENDEREÇAMENTO DE UM AUDIOVISUAL POR UMA PROFESSORA DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.529Palavras-chave:
audiovisual, reendereçamento, ensino de QuímicaResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar, por meio da noção de reendereçamento, como o uso que uma professora de Química fez de uma obra audiovisual atuou na construção dos sentidos produzidos pelos estudantes de ensino médio profissionalizante para jovens e adultos. A pesquisa utilizou-se do método da observação da aula com o uso do vídeo associado a gravações de voz e entrevistas. O reendereçamento diz respeito às adaptações e mediações feitas por professores em obras audiovisuais para que estes cumpram uma função educativa. Os resultados apontam o papel ativo dos alunos espectadores na negociação de sentido a partir dos materiais levados pela professora e dos posicionamentos dela em relação à discussão de um problema ambiental. Concluímos que, no que diz respeito ao reendereçamento, os alunos aceitaram a proposta de assistir ao vídeo de acordo com a estratégia da professora, ou seja, para buscar informações sobre um problema ambiental. Mas, em relação ao direcionamento da leitura do vídeo na construção dos sentidos dos estudantes, houve uma prevalência do significado preferencial do vídeo sobre o reendereçamento feito pela professora.
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