O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.51

Palavras-chave:

Ensino de Física, Educação CTSA, Formação de professores

Resumo

Este trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado,  pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis do Amaral Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Física (UTFPR). Professor com vínculo temporário da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR).

Bruno Miranda Dalchau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Física (UTFPR). Professor com vínculo temporário da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR).

Danielle do Rocio Laskowski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Física (UTFPR). Professora com vínculo temporário da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) da UTFPR – Campus Curitiba.

Henrique de Oliveira Bonato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Física (UTFPR). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) da UTFPR – Campus Curitiba.

Silmara Alessi Guebur Roehrig, UTFPR

Doutora em Ciências (USP). Professora Adjunta da UTFPR – Campus Curitiba

Thiago Augusto Moreira Toniolo, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Bacharel em Design de Produtos (UFPR) e habilitado em Licenciatura Plena - Física (UTFPR). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da UTFPR. Professor com vínculo permanente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR).

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Luis do Amaral Junior, A. ., Miranda Dalchau, B., do Rocio Laskowski, D. ., de Oliveira Bonato, H. ., Alessi Guebur Roehrig, S., & Moreira Toniolo, T. A. (2024). O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 133-151. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.51

Edição

Seção

Artigos Científicos