PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.504Palavras-chave:
Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.Resumo
Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Gisele Soares Lemos Shaw, Ana Flávia Santos de Souza, Diego Luz Moura, Gisele Soares Lemos Shaw
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.