PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.504

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Residência Pedagógica, Sequência Didática.

Resumo

Neste texto, considerando as potencialidades de práticas interdisciplinares para o ensino, investigaram-se, qualitativamente, contribuições de uma sequência didática interdisciplinar para a aprendizagem de estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escola pública sobre Sistema osteomuscular humano. Essa proposta foi discutida, colaborativamente, por professora formadora, professores da escola e estudantes de licenciatura em período de residência pedagógica e envolveu a inter-relação das disciplinas Ciências, Biologia, Educação Física, Física e Sociologia. A produção de dados consistiu em um relato escrito de licencianda que estava em exercendo residência pedagógica junto à referida turma e um questionário com questões abertas aplicado por ela, no início e ao final da intervenção. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os participantes demonstraram aquisição de conhecimentos sobre funcionamento da composição do sistema osteomuscular, além de reflexões sobre suas relações com a utilização de anabolizantes, noção de corpo ideal e função do alongamento estático antes da atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivânia Vieira Felix, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Ana Flávia Santos de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Vieira Felix, E. ., Santos de Souza, A. F. ., Luz Moura, D. ., & Soares Lemos Shaw, G. . (2024). PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 67-81. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.504

Edição

Seção

Artigos Científicos