FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR

ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.480

Palavras-chave:

Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.

Resumo

Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos. 

Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Becati, Unis-MG

Licenciado em Letras Português-Inglês, atualmente é mestrando do curso em Gestão e Desenvolvimento Regional, do Centro Universtário do Sul de Minas. Pesqusia na área de processos formativos e desenvolvimento, voltado à área de educação. 

Alessandro Messias Moreira, Unis-MG

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Unis-MG

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). É professor no Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional, atuando na linha de pesquisa Processos Formativos e Desenvolvimento. Também atua como coordenador e professor no curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações lato sensu desta mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica. Atualmente é avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação na área de Música. 

Luiz Carlos Vieira Guedes, Unis-MG

Doutorado em Educação pela UNIMEP(2016). Mestrado em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Rio Verde (2006). Pos graduação em Gestão Empresarial, em Docência em Ensino Superior a Distância, em Química, Metodologias Ativas. Graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1992) e Pedagogia (2019) no Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente é vice reitor do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos.

Ernani de Souza Guimarães Júnior, Unis-MG

Possui mestrado em Administração, área de Concentração Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal de Lavras - 2010), graduação em psicologia (Universidade Federal de São João Del-Rei - 2005), Especialização em Gestão de Pessoas (Faculdades Adventistas Integradas - 2009), Especialização em Gestão Microrregional da Saúde (Faculdade Senac/MG - 2012). Ex secretário municipal de Saúde e Ação Social da Prefeitura Municipal de Ibituruna. Ex Coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos - UNIS_MG. Atualmente Coordenador do curso de Psicologia e professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação no Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS . Psicólogo Clínico.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

da Silva Becati, I., Messias Moreira, A., Augusto dos Santos Gomes, C., Carlos Vieira Guedes, L. ., & de Souza Guimarães Júnior, E. (2023). FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR : ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 172-186. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.480

Edição

Seção

Artigos Científicos