FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR
ESTRATÉGIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.480Palavras-chave:
Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.Resumo
Este trabalho analisa o uso das ferramentas digitais no ensino superior por professores de uma Instituição de Ensino Superior. Tal abordagem se faz necessária no cenário da pandemia de coronavírus, em que o formato das aulas migrou ao remoto de forma emergencial. O objetivo do estudo é identificar comportamentos dos professores no uso de estratégias metodológicas envolvendo ferramentas digitais antes, durante e uma perspectiva para o pós-pandemia, além de evidenciar qual o impacto da necessidade de migrar para as aulas virtuais na prática docente, na concepção, aplicação e continuação em cenários pós-pandemia. O estudo de natureza aplicada possui a intencionalidade de descrever os fatos observados, com posterior análise de discurso que configura como qualitativa. Tal objetivo será obtido por meio da revisão bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário on-line auto declarativo entre docentes de uma IES do interior do Estado de MG. A pesquisa demonstrou que o uso de recursos tecnológicos e digitais, para usos acadêmicos, já era uma realidade na instituição em questão, no entanto, viu-se que o formato remoto trouxe mais autonomia e evidenciou que é uma preocupação constante entre os professores a busca pela atualização de conhecimentos.
Palavras-chave: Ensino remoto. TDICs. Metodologia. Ensino Superior. COVID.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Igor Becati, Alessandro Messias Moreira, Celso Augusto dos Santos Gomes, Luiz Carlos Vieira Guedes, Ernani de Souza Guimarães Júnior
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.