A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTORIOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.460Palavras-chave:
Alquimia, Historiografia Tradicional, Livro didáticoResumo
Considerando a importância da Alquimia e seu contexto histórico, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Alquimia é explorada nas obras didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para análise dos livros didáticos, utilizamos como critério as marcas da historiografia tradicional apontadas por Beltran, Saito e Trindade (2014), e os livros didáticos foram identificados pelas letras LD, seguidas por um código numérico: LD1, LD2, LD3, LD4, LD5, LD6. Pela análise dos livros didáticos, identificaram-se características da perspectiva historiográfica tradicional, consideradas ultrapassadas por Beltran, Saito e Trindade (2014), o que evidencia que, de modo geral, não há importante valorização da nova historiografia da ciência. Verificou-se que, em LD4, a Alquimia não é contemplada em nenhum dos capítulos, enquanto que apenas LD5 apresenta poucos aspectos da antiga historiografia, evidenciando que os autores buscaram inserir a nova historiografia da ciência em sua abordagem. De modo geral, os livros didáticos analisados fazem uma abordagem da Alquimia que carece de informações históricas e ainda é permeada por aspectos da antiga historiografia da ciência.
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