A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTORIOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.460

Palavras-chave:

Alquimia, Historiografia Tradicional, Livro didático

Resumo

Considerando a importância da Alquimia e seu contexto histórico, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Alquimia é explorada nas obras didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para análise dos livros didáticos, utilizamos como critério as marcas da historiografia tradicional apontadas por Beltran, Saito e Trindade (2014), e os livros didáticos foram identificados pelas letras LD, seguidas por um código numérico: LD1, LD2, LD3, LD4, LD5, LD6. Pela análise dos livros didáticos, identificaram-se características da perspectiva historiográfica tradicional, consideradas ultrapassadas por Beltran, Saito e Trindade (2014), o que evidencia que, de modo geral, não há importante valorização da nova historiografia da ciência. Verificou-se que, em LD4, a Alquimia não é contemplada em nenhum dos capítulos, enquanto que apenas LD5 apresenta poucos aspectos da antiga historiografia, evidenciando que os autores buscaram inserir a nova historiografia da ciência em sua abordagem. De modo geral, os livros didáticos analisados fazem uma abordagem da Alquimia que carece de informações históricas e ainda é permeada por aspectos da antiga historiografia da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil. Participante do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lombarde, W., & Michellan Kiouranis, N. M. . (2023). A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTORIOGRAFIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 301-329. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.460

Edição

Seção

Artigos Científicos