INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.447

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, GeoGebra, Interpretantes

Resumo

A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.

Downloads

Biografia do Autor

Ariely Aparecida Caruzo, UNESPAR

Graduanda em Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus Apucarana. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Apucarana, Paraná, Brasil.

Michele Regiane Dias Veronez, UNESPAR

– Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL – Universidade Estadual do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus Apucarana. Apucarana, Paraná, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Caruzo, A. A., & Veronez, M. R. D. (2023). INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 371-386. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.447

Edição

Seção

Artigos Científicos