INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.447

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, GeoGebra, Interpretantes

Resumo

A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariely Aparecida Caruzo, UNESPAR

Graduanda em Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus Apucarana. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Apucarana, Paraná, Brasil.

Michele Regiane Dias Veronez, UNESPAR

– Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL – Universidade Estadual do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus Apucarana. Apucarana, Paraná, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Caruzo, A. A., & Veronez, M. R. D. (2023). INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 371-386. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.447

Edição

Seção

Artigos Científicos