ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE BIOGÁS A PARTIR DE ELEMENTOS DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.392Palavras-chave:
experimentação, aprendizagem, ensino de química, teoria de GalperinResumo
Esse artigo analisa o percurso de assimilação de conhecimentos pelos licenciandos de química durante a resolução de questões acerca dos conceitos de metano e reações químicas envolvidos na produção de Biogás a partir da realização de uma atividade experimental. O experimento foi aplicado a estudantes numa disciplina de Ensino de Química de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco, Brasil. A análise dos dados foi feita a partir de aspectos da teoria da assimilação das ações por etapas de Galperin, em particular, buscando identificar a forma e a qualidade das ações realizadas pelos sujeitos no processo de formação de conceitos científicos. Galperin apresenta categorias relativas à forma e a qualidade das ações realizadas. As ações são parte da atividade e devem orientar o aluno para alcançar o objetivo de aprendizagem. Os resultados indicam que os licenciandos realizaram a ação de diferentes formas, e mostram níveis diferenciados de assimilação dos conceitos químicos trabalhados na resolução de questões, que foram evidenciados por meio das categorias graus de generalização, detalhamento e consciência. É possível considerar que a forma da ação realizada pelo sujeito no plano material (externo) vai sendo internalizada de modo gradativo e/ou integrado para o plano da ação mental.
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