UTILIZAÇÃO DO ROBÔ CUBETTO EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ÁREA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.390Palavras-chave:
robótica educacional, formação de professores, educação básicaResumo
Cada vez mais, o avanço tecnológico do mundo moderno vem estreitando as relações entre a educação e as novas tecnologias, inserindo-as em sala de aula, seja com o professor ou com o aluno, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento. Neste cenário, a robótica é uma das tecnologias emergentes, composta por uma versatilidade capaz de proporcionar a interdisciplinaridade e tornar os estudantes agentes ativos em seu aprendizado. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi apresentar o processo de elaboração de um produto educacional (sequência didática), desenvolvido a partir de uma formação docente para professores da educação básica na área de robótica educacional, a qual utilizou o Robô Cubetto e seus blocos de código programáveis em um processo de formação continuada de professores através da realização de oficinas de capacitação. Assim, na perspectiva desse trabalho, entendeu-se que a formação docente realizada permitiu aos professores a apropriação da tecnologia robótica apresentada, de maneira estes perceberam uma ferramenta multidisciplinar, capaz de atrair a atenção dos alunos nas idades iniciais e motivá-los a resolver problemas complexos, possibilitando um fazer educacional diferenciado através de uma prática pedagógica incentivadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.