ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DE SUA DESCRIÇÃO À REIVINDICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUÍMICA HUMANÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.387Palavras-chave:
Estudo de Caso, Ensino de Ciências, Educação QuímicaResumo
O presente estudo apresenta uma análise dos resumos de artigos que têm como tema o Estudo de Caso. O objetivo é aprender mais sobre a estratégia de Estudo de Caso em aulas de Ciências/Química. Deste modo, fazemos a pergunta “Como se mostra o Estudo de Caso nas produções da Área de Ensino de Ciências?”. Utilizamos da ferramenta de busca na Plataforma Periódicos CAPES e identificamos artigos de revistas com Qualis A1 a B2, com o escopo dedicado ao Ensino de Ciências/Química. Para a análise dos textos, foi usada a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise chegamos a duas categorias finais. A primeira nos mostrou que o Estudo de Caso nos possibilita o trabalho com temáticas investigativas, que têm um problema como foco de estudo. Na segunda categoria nos foi evidenciada a possibilidade de desenvolvimento de habilidades como a argumentação, por meio do uso de temáticas contextualizadas que buscam o fortalecimento do exercício da cidadania do aluno. Por fim, propomos a articulação dessa estratégia com elementos do Ensino de Química de modo a tornar o Ensino de Ciências e de Química mais humanizado.
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