ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DE SUA DESCRIÇÃO À REIVINDICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUÍMICA HUMANÍSTICA

Autores

  • Alendino Geraldo Alves Neto Benjamim
  • Robson Simplicio de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.387

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Ensino de Ciências, Educação Química

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise dos resumos de artigos que têm como tema o Estudo de Caso. O objetivo é aprender mais sobre a estratégia de Estudo de Caso em aulas de Ciências/Química. Deste modo, fazemos a pergunta “Como se mostra o Estudo de Caso nas produções da Área de Ensino de Ciências?”. Utilizamos da ferramenta de busca na Plataforma Periódicos CAPES e identificamos artigos de revistas com Qualis A1 a B2, com o escopo dedicado ao Ensino de Ciências/Química. Para a análise dos textos, foi usada a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise chegamos a duas categorias finais. A primeira nos mostrou que o Estudo de Caso nos possibilita o trabalho com temáticas investigativas, que têm um problema como foco de estudo. Na segunda categoria nos foi evidenciada a possibilidade de desenvolvimento de habilidades como a argumentação, por meio do uso de temáticas contextualizadas que buscam o fortalecimento do exercício da cidadania do aluno. Por fim, propomos a articulação dessa estratégia com elementos do Ensino de Química de modo a tornar o Ensino de Ciências e de Química mais humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Alves Neto Benjamim, A. G. ., & Simplicio de Sousa, R. . (2021). ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DE SUA DESCRIÇÃO À REIVINDICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUÍMICA HUMANÍSTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 152-171. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.387

Edição

Seção

Artigos Científicos