TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Simão Dias de Vasconcelos
  • Kênio Erithon Cavalcante Lima

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.385

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, experimentação, ensino fundamental

Resumo

Atividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Dias de Vasconcelos, S., & Cavalcante Lima, K. E. . (2021). TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 120-137. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.385

Edição

Seção

Artigos Científicos