TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.385Palavras-chave:
Ensino de Ciências, experimentação, ensino fundamentalResumo
Atividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências.
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