A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.383

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Leis de Newton, Sequência Didática, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo

Resumo

Neste trabalho, compreendemos que a noção de conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge - PCK, em inglês) de Shulman (1986; 1987) pode servir como ferramenta de interpretação do processo de transformação de conteúdos físicos em conhecimentos ensináveis no ensino fundamental. Em especial, usamos o modelo de PCK de Ciências, proposto por Magnusson, Borko e Krajcik (1999), para compreender como um residente de Ciências da Natureza mobiliza o seu PCK na construção de uma sequência didática sobre as leis de Newton. Como primeiros resultados, encontramos que um forte conhecimento de conhecimentos de currículo e estratégias didáticas do residente foram fatores primordiais desta empreitada. Destacamos, também, que o processo de construção de sequências didáticas afloram algumas deficiências formativas do residente, como, por exemplo, atreladas aos conhecimento de avaliação de seus estudantes. Por fim, sugerimos que, principalmente, os cursos de formação inicial oportunizem momentos para o desenvolvimento do PCK de futuros professores de Ciências e, em especial, que sejam oportunizados mais momentos de pontes entre a teoria e a prática, como o Pibid e a Residência Pedagógica, que são momentos nos quais seus PCK’s são mais fortemente desenvolvidos e mobilizados desde a construção de propostas de ensino até sua execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor (2018) e Mestre (2010) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Física (2005) pela mesma instituição. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, na graduação, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Na pós-graduação, é professor e orientador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). Foi docente orientador da área de Ciências da Natureza no programa Residência Pedagógica da UFPI (Agosto de 2018 até Janeiro de 2020). Líder do Grupo de 
estudos e Pesquisa em Educação, Ciência e Cultura do Piauí (UFPI). Pesquisa sobre os seguintes temas: Ensino de Ciências/Física,Base de Conhecimentos para o Ensino, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e Natureza da Ciência (NdC). Tem atuado com o suporte da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para formulação de UEPS, sequências didáticas, unidades didáticas e estratégias de ensino principalmente com temáticas relacionadas aos campos da Física e História, Sociologia e Filosofia da Ciência na sala de aula (Educação Básica e Ensino Superior)

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Venceslau da Cruz Silva, B. (2021). A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO SOBRE AS LEIS DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRODUZIDA POR UM RESIDENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 86-100. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.383

Edição

Seção

Artigos Científicos