ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • ROBSON FAGNER RAMOS DE ARÁUJO UFS
  • Ulisses Vieira Guimarães
  • Edson José Wartha

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.380

Palavras-chave:

desempenho escolar, aspectos representacionais, aspectos textuais

Resumo

Considerando a importância das representações usadas como suporte em questões do Exame Nacional do Ensino Médio, esta pesquisa objetiva verificar se os aspectos representacionais e textuais, presentes como suporte nas questões na área de Ciências da Natureza, são determinantes no desempenho dos estudantes. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas dos exames realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014. Os resultados indicam que os aspectos representacionais e textuais não se configuram como determinantes no desempenho escolar.  Nas questões selecionadas para análise e no cruzamento com os dados socioeconômicos verificamos que o fator determinante do desempenho escolar é o fator renda familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

RAMOS DE ARÁUJO, R. F., Vieira Guimarães, U. ., & Wartha, E. J. . (2021). ASPECTOS REPRESENTACIONAIS EM QUESTÕES DO ENEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 32-49. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.380

Edição

Seção

Artigos Científicos