ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU

Autores

  • Kely Cristina Gambin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neusa Maria John Scheid
  • Fabiane de Andrade Leite

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.292

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico.

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Gambin, K. C., John Scheid, N. M. ., & de Andrade Leite, F. . (2021). ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 62-77. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.292

Edição

Seção

Artigos Científicos