O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPO DE PANDEMIA

O LUGAR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1836

Palavras-chave:

Ensino, Ciências da Natureza, ação docente, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado sobre o Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais no município de Cáceres/MT.  A pesquisa foi realizada em 2021, durante a pandemia da COVID-19, em quatro escolas públicas. O objetivo do artigo é compreender a relação dos professores com as tecnologias digitais em sua prática pedagógica, visando aprimorar a compreensão dos conceitos científicos nas aulas de Ciências da Natureza.  A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com análise baseada nos pressupostos da interpretação hermenêutica. O contexto estudado refere-se às ações pedagógicas de professores que atuaram do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam mudanças significativas que afetaram o espaço e o tempo da ação docente, destacando os limites e desafios como dificuldade de acesso à internet, na interação enfrentados por professores, estudantes e familiares na articulação dos saberes da docência que permeavam a prática pedagógica durante a pandemia. Essas mudanças influenciaram a construção do conhecimento científico nas aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais. Evidenciou-se também a necessidade de implementação de políticas públicas para a inserção das tecnologias digitais e seus artefatos nas ações pedagógicas dos docentes que atuam com estudantes no início da escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Gusmão, UEMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM/UFMT. Professora Titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Patrícia Castro, UERR

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Daise Souto, UEMT

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora Titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

José Cunha, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM/UFMT. Professor Titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Gusmão, C., Castro, P., Souto, D., & Cunha, J. . (2024). O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPO DE PANDEMIA: O LUGAR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 108-125. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1836

Edição

Seção

Artigos Científicos