EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO
CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO PROCEDIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1767Palavras-chave:
Práticas educativas, Sensibilização ambiental, Sequência didática, Conservação ambientalResumo
Por meio desse estudo, buscamos analisar as contribuições de atividades de Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino para a aquisição de conteúdos procedimentais relacionados a questões socioambientais pelos 59 alunos participantes da pesquisa. Para isso, aplicamos um primeiro questionário para a verificação do conhecimento prévio dos educandos. Com base nessas informações, realizamos duas atividades educativas em duas propriedades rurais do município de Ibatiba. Após a aplicação do segundo questionário e com base na análise de conteúdo de Bardin, observamos uma melhora na aprendizagem dos conteúdos procedimentais pelos participantes da pesquisa. A intervenção educativa favoreceu o desenvolvimento de competências procedimentais conscientes diante de questões ambientais, como ações voltadas à preservação da água, à conservação do meio ambiente e à mitigação de problemas ambientais locais. Esses resultados indicam que práticas educativas fora do espaço formal de ensino, quando bem planejadas e contextualizadas, podem potencializar a aprendizagem procedimental dos estudantes, fortalecendo o vínculo entre o conhecimento científico escolar e a realidade vivenciada. Isso reforça a importância de incluir abordagens situadas em territórios reais, estimulando o protagonismo juvenil e o engajamento com questões socioambientais locais.
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