APLICABILIDADE DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1687

Palavras-chave:

cultura maker, ensino, aprendizagem

Resumo

A educação associada ao movimento maker é diferenciada em relação às aulas tradicionais, porque o aluno adquire ferramentas para compreender e aprimorar os conhecimentos recebidos nas aulas expositivas. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma visão panorâmica dos estudos de que tratam da aplicabilidade da cultura maker e as suas contribuições no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual o método escolhido para análise do estado da arte foi a Revisão Sistemática de Literatura. Para a busca da bibliografia foram utilizados trabalhos publicados no período de 2012 a 2021, no idioma inglês, a partir de dois repositórios digitais –  ACM Digital Library e Science Direct. Os descritores foram aplicados em conjunto ao operador booleano “AND”, visando agrupar artigos que abordassem sobre cultura maker, ensino e aprendizagem. A busca e seleção dos artigos nas bases, bem como a extração dos dados e avaliação ocorreu por meio de dois revisores, de forma independente. Foram encontradas 39.287 publicações inicialmente. Após aplicação dos critérios do estudo, somente 27 estudos foram elegíveis para esta pesquisa, sendo que, destes, apenas 10 atenderam a todos os critérios de inclusão e foram incluídos na amostra final. Os principais benefícios observados com o uso da cultura maker foram a aprendizagem significativa, o pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades de construção, compartilhamento de conhecimento e colaboração entre os alunos.  Verifica-se que o tema sobre cultura maker tem se expandido e contribuído significativamente na aquisição do processo de ensino e aprendizagem., mas ainda se faz necessário estudos que propiciem inclusão de mais ferramentas e instrumentos que comprovem essa eficácia na evolução do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth de Sousa Gondim Serafim, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Gestão Escolar - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Informática e Comunicação na Educação - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Letras - Língua Portuguesa com suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Professora Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI), responsável em dar suporte aos Professores no planejamento e execução das ações curriculares. Foi Coordenadora de Área de Linguagens e Código e Suas Tecnologias (PCA). Foi PPDT ? Professor Diretor de Turma, um projeto desenvolvido em 2008, propõe que o professor, independentemente de sua área de conhecimento, responsabilize-se por uma determinada turma, cabendo-lhe conhecer os estudantes individualmente, para atendê-los em suas necessidades. Além disso, são atribuições do professor diretor de turma (PDT) a mediação das relações entre a sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar, bem como o trabalho de formação cidadã e desenvolvimento de competências socioemocionais, junto aos seus estudantes. Atualmente Coordenadora em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Ceará e Professora da área de Linguagens e suas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Pesquisadora de temas como: cultura maker, fabricação digital, tecnologia educacional, realidade aumentada, metodologias ativas, multiletramento e letramento digital.

Francisco Glauberto da Silva Abreu, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Professor de matemática com experiência em robótica educacional e informática educativa. Mestrando em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em metodologias do ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Qualificação do Ensino de Matemática do Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE). Atualmente é professor de matemática na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza na Escola Municipal de Tempo Integral Joaquim Francisco de Souza Filho.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Edgar Marçal, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Atualmente é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis. 

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Serafim, R. de S. G. ., Abreu, F. G. da S. ., Gondim, R. de S., Marçal, E. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2025). APLICABILIDADE DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 271-290. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1687

Edição

Seção

Artigos Científicos