O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1676Palavras-chave:
ensino de ciências, ensino fundamental I, prática docenteResumo
Este artigo teve como objetivo analisar as práticas de três professoras de uma escola municipal do interior de Minas Gerais em relação ao ensino de Ciências para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, investigando em que medida sua formação acadêmica deu suporte para as aulas e como eram desenvolvidas essas aulas. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com três professoras dessa instituição de ensino. Os principais resultados foram que as professoras entrevistadas tiveram pouco embasamento em sua formação acadêmica para auxiliá-las a como realizar aulas práticas, já que a graduação da maioria delas aconteceu na modalidade à distância. Foi possível, também, analisar e inferir que a constituição de uma prática docente ao longo da carreira se estabelece como um ponto importante para ensinar os conteúdos científicos. Sendo assim, quando as docentes afirmam que a formação inicial não interfere em suas aulas, podemos dizer que o fazer cotidiano e o estudo dos materiais é o que direciona as propostas metodológicas. O que em certa medida pode nos levar a questionar sobre quais caminhos seguidos pelas docentes para alcançar uma alfabetização científica ou até mesmo apresentar conceitos que possam contribuir para a superação do negacionismo científico.
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