USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1602Palavras-chave:
Simuladores, Ensino de química, Mapas conceituaisResumo
Na educação,recursos tecnológicos comoos objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) podem auxiliar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho objetivou usar os OVAsPowerPoint e um simulador da plataforma PhetInteractiveSimulations no auxílio do ensino de conceitos de cinética química, para evidenciar modelos análogos aos científicos, estimulando a capacidade de abstração dos alunos ao nível submicroscópico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se aplicou uma sequência didática (SD) com estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados mediante um questionário e na elaboração de dois mapas conceituais. As respostas do questionário foram analisadas pela análise de conteúdo de Laurence Bardin, e os mapas conceituais por meio do referencial teórico do trabalho, a teoria de mapas conceituais para aprendizagem significativa de Joseph D. Novak. Os resultados evidenciaram que os estudantes compreenderam que a cinética estuda a velocidade das reações químicas, e que quanto maior a superfície de contato de reagentes sólidos, mais rápida é a velocidade de uma reação. Por fim, mostraram entender que mudanças na temperatura podem influenciar na cinética das reações. Com isso, pode-se concluir que o uso dos OVAs auxiliou para melhorar a aprendizagem dos alunos.
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