PARA A COVID, NÃO ME CONVIDE

AÇÕES EDUCATIVAS NO COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1593

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Notícias falsas, Educação em saúde, COVID-19

Resumo

As notícias falsas representam um risco à vida das pessoas, às instituições e à democracia. Neste relato de experiência buscamos descrever ações educativas para combater a propagação de notícias falsas sobre a COVID-19; por meio da verificação da confiabilidade das fontes de informações encontradas na internet, e incentivo do compartilhamento de informações confiáveis com a comunidade. As ações foram desenvolvidas em uma escola pública da rede estadual do Maranhão, por meio de uma disciplina eletiva com 40 estudantes matriculados, e de seminários online com a participação de 100 pessoas, incluindo a comunidade. As discussões e as atividades realizadas na disciplina e nos seminários fomentaram o contato com informações confiáveis, contribuíram para a divulgação de campanhas para a adoção do distanciamento físico, uso de máscaras e adesão à vacinação. Como implicações para o ensino, indicamos a necessidade de ações educativas permeadas por uma concepção de alfabetização científica como perspectiva formativa para a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Duarte Veloso, Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, Pastos Bons, MA, Brasil

Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. Professora do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres (CEMPRT). Pastos Bons, MA - Brasil

Fernando César Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

 Mestre em Química e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil.

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Veloso, R. M. D. ., & Silva, F. C. . (2025). PARA A COVID, NÃO ME CONVIDE: AÇÕES EDUCATIVAS NO COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 171-184. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1593

Edição

Seção

Relato de Experiência