MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1362Palavras-chave:
Mediação Pedagógica, Normas e Práticas Científicas, Ensino por InvestigaçãoResumo
O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.
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