MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1362

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Normas e Práticas Científicas, Ensino por Investigação

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.

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Biografia do Autor

Wanessa Santos Santana, UFES

Mestra em Ensino de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora na rede básica de ensino pela rede pública e privada. Tutora presencial do curso de Licenciatura em Física na modalidade EAD pela UFES-SEAD, Brasil.

Mirian do Amaral Jonis Silva, UFES

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Leandro da Silva Barcellos, UFES

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos Santana, W., do Amaral Jonis Silva, M. ., & da Silva Barcellos, L. . (2023). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 491-509. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1362

Edição

Seção

Produto Educacional