OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1322

Palavras-chave:

Arte, Botânica, atividades lúdicas

Resumo

Levando em consideração que o uso de ilustrações apresenta importante contribuição para as Ciências Naturais, a presente pesquisa visou verificar qual o papel desta ferramenta para o ensino e aprendizagem de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, um questionário sobre o uso de desenhos em atividades curriculares foi respondido por alunos matriculados nas disciplinas de Criptógamas e Espermatófitas de dois semestres distintos; além disso, foram avaliados os desenhos realizados nos relatórios de aulas práticas dos educandos. Pode-se perceber que os estudantes ainda exploram pouco o uso de ilustrações no ensino; embora reconheçam que esta estratégia é importante para sua formação acadêmica, apresentam certas dificuldades para trabalhar com ela. De forma, que se faz interessante que os professores trabalhem essa metodologia nas aulas de Biologia e Botânica, para que quebrem a resistência dos estudantes e os ajudem a desenvolver novas competências, especialmente com relação à prática do desenho, observação e a criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Soares da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Estudante da rede pública de ensino, graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu(UECE/FECLI) no período de 2015 a 2021. Atuou como bolsista PIBID (2016-2019) e como bolsista de extensão dos projetos : ARBORIZAÇÃO URBANA NO CENTRO-SUL CEARENSE(2018) e do Projeto EDUCAÇÃO ESPECIAL: TECENDO SABERES E BUSCANDO CAMINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (2019--2020).

Môngolla Keyla de Freitas Abreu, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Iguatu-CE (2015), Especialista em Ciências Ambientais pela Faculdade Integrada de Patos (2009), Especialista em Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Única (2022), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) (2016). Possui experiência docente em Educação Básica , Ensino superior, técnico-profissionalizante e pós-graduação. Atualmente professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), ministrando a disciplina de Biologia, supervisora do PIBID Biologia (UECE-FECLI). No Ensino Superior já ministrou diversas disciplinas, tais como Zoologia dos Invertebrados II, Zoologia dos Cordados, Sistemática Geral e Filogenia, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, no Ensino de Ciências e no Ensino Médio. Estudos sendo desenvolvidos nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia; Protagonismo Social; Educação Inclusiva; Estágio Supervisionado em Licenciaturas em Ciências Biológicas; Desenvolvimento Sustentável; Educação do Campo; Educação.

Thaíla Alves dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual da Bahia. Mestrado (2016) em Botânica com ênfase Morfologia Vegetal, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, estudou a aplicação de caracteres micromorfológicos como subsidio a taxonomia no gênero Portulaca, no Brasil. Doutorado em Botânica com ênfase com ênfase Morfologia Vegetal, pela UEFS, onde desenvolve estudos taxonômicos e ontogenéticos de estruturas florais na família Portulacaceae. Produção científica centrada em Sistemática e Anatomia de Plantas Vasculares. Temas de interesse: Micromorfologia, Taxonomia, Anatomia ecológica, Vegetação de ambientes áridos, Plantas suculentas, História Botânica, Plantas medicinais.

Bruno Edson Chaves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura - 2008; e Bacharelado - 2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) - 2012; e doutor em Ciências Biológicas/Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) - 2022. É professor Adjunto de Botânica (Nível I) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira; atuando ainda como tutor/ formador presencial de Botânica pelo curso de Ciências Biológicas UECE/UAB, na modalidade à distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal de Poales/Poaceae, atuando em três principais linhas de pesquisa: 1) Anatomia aplicada a taxonomia, 2) anatomia ecológica, 3) ontogenia de estruturas foliares. Atua ainda na área de ensino de biologia, em particular, ensino de botânica, com foco em estratégias didáticas para o ensino de botânica. Atua ainda como membro da equipe organizadora do ciclo virtual de palestras AnatoEncontros (www.youtube.com/c/AnatoEncontros) e é coordenador do núcleo de Anatomia Vegetal da Sociedade Botânica do Brasil (período 2021 a 2023).

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Silva, S. S. da ., Abreu, M. K. de F. ., Santos, T. A. dos ., & Edson Chaves, B. (2024). OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 169-190. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1322

Edição

Seção

Artigos Científicos