USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1321

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ferramentas de Autoria, Biologia, Ensino de Ciências, Infográficos

Resumo

O uso de filmes, como recurso didático, têm sido explorado no ensino há algum tempo. Nesse sentido, este artigo apresenta possibilidades da utilização do filme “O Rei Leão”, aliado a recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC), para o Ensino de Ciências. O filme é repleto de possibilidades para o Ensino de Ciências, abordando conceitos como ecologia, genética, hereditariedade, ciclo de vida dos animais, relações ecológicas, entre outros. Como atividade, sugere-se a apresentação do filme “O Rei Leão” e posteriormente, a elaboração de infográficos online pelos estudantes, de modo que estes construam uma síntese do que consideraram mais relevante.  A ludicidade dos filmes, aliada a um planejamento bem estruturado e com objetivos claros dos professores, proporciona aos estudantes um entendimento dos conteúdos propostos com mais facilidade e entusiasmo. Além disso, a produção de infográficos online permite o protagonismo e a autoria dos estudantes na construção do conhecimento, por meio de representações visuais e textuais, e respeita o processo individual de cada estudante na construção de seu conhecimento, considerando seu tempo, seu entendimento em relação ao mundo e o processo de seu próprio crescimento intelectual. Também possibilita aos professores identificarem a aprendizagem construída pelos estudantes sobre os conceitos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Tusi Tamiosso, R. ., Silveira Moro, C. F. ., & Bulegon, A. M. . (2023). USO DO FILME “O REI LEÃO” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 248-265. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1321

Edição

Seção

Artigos Científicos