EXERGAMES: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1319Palavras-chave:
Tecnologia, Jogos eletrônicos de movimento, Educação FísicaResumo
Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de acadêmicos de Educação Física sobre os Exergames e suas possibilidades de utilização no contexto escolar. A pesquisa contou com 17 acadêmicos de Educação Física de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de três questionários: dois questionários com questões abertas, construídas pelos pesquisadores, com questões sobre conhecimentos/experiências prévias com os Exergames e percepções sobre possibilidades educativas do Exergames no contexto escolar; como terceiro questionário, aplicou-se o Long Flow State Physical, com 36 questões fechadas e respostas do tipo Likert de cinco pontos. Os sujeitos passaram por uma práxis de Exergame por 4 semanas, com jogos de aventura, esportes e dança. Para análise dos dados utilizou a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os estudantes não possuíam conhecimentos e nem experiências prévias com Exergames, porém, com a práxis de Exergame, obtiveram um estado psicológico positivo e perceberam aplicabilidade dos Exergame nas aulas de Educação Física escolar. Conclui-se que, os acadêmicos de Educação Física percebem os Exergames como uma ferramenta educativa viável para desenvolver a ampliação da cultura corporal de movimento na Educação Física escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Gabriela Fleck Rodrigues Solari, Thais de Lima dos Santos, Veronica de Carvalho Vargas, Phillip Vilanova Ilha
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.