O POTENCIAL DO MANUAL “CRIANDO JOGOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA”, NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ASTRONÔMICO POR MEIO DA CRIAÇÃO DE JOGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1318

Palavras-chave:

Astronomia, Jogo de Tabuleiro, Anos Iniciais

Resumo

Neste artigo, apresentamos um produto educacional resultado de uma pesquisa de mestrado profissional de uma das autoras. O trabalho intitulado “Criando jogos para o ensino da Astronomia” trata-se de um manual que tem por finalidade apresentar conceitos de design de jogos analógicos, a fim de apresentar elementos que auxiliem o professor a elaborar jogos de acordo com o perfil de suas turmas e desenvolver conceitos científicos por meio da ludicidade. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo. A elaboração do produto pautou-se em estudos da área do design, com base na metodologia “Mechanics-Dynamics-Aesthetic (MDA)” de criação de jogos. Como fundamento epistemológico e pedagógico, utilizamos os estudos de Huizinga e Piaget com relação ao conceito de jogo e infância. Quanto aos resultados, identificou-se que o produto educacional em questão pode apoiar e incentivar o professor na criação de seus jogos analógicos ao ensinar Astronomia, com a finalidade de desenvolver os conhecimentos desta Ciência de maneira lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Simões da Silva Oliveira, UTFPR

Doutoranda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marcos Antonio Florczak, UTFPR

Doutor em Astronomia, Observatório Nacional - ON. Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Roberta Chiesa Bartelmebs, UFPR

Doutora, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná, Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Simões da Silva Oliveira, V., Florczak, M. A., & Chiesa Bartelmebs, R. (2024). O POTENCIAL DO MANUAL “CRIANDO JOGOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA”, NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ASTRONÔMICO POR MEIO DA CRIAÇÃO DE JOGOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 325-338. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1318

Edição

Seção

Produto Educacional