O POTENCIAL DO MANUAL “CRIANDO JOGOS PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA”, NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ASTRONÔMICO POR MEIO DA CRIAÇÃO DE JOGOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1318Palavras-chave:
Astronomia, Jogo de Tabuleiro, Anos IniciaisResumo
Neste artigo, apresentamos um produto educacional resultado de uma pesquisa de mestrado profissional de uma das autoras. O trabalho intitulado “Criando jogos para o ensino da Astronomia” trata-se de um manual que tem por finalidade apresentar conceitos de design de jogos analógicos, a fim de apresentar elementos que auxiliem o professor a elaborar jogos de acordo com o perfil de suas turmas e desenvolver conceitos científicos por meio da ludicidade. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo. A elaboração do produto pautou-se em estudos da área do design, com base na metodologia “Mechanics-Dynamics-Aesthetic (MDA)” de criação de jogos. Como fundamento epistemológico e pedagógico, utilizamos os estudos de Huizinga e Piaget com relação ao conceito de jogo e infância. Quanto aos resultados, identificou-se que o produto educacional em questão pode apoiar e incentivar o professor na criação de seus jogos analógicos ao ensinar Astronomia, com a finalidade de desenvolver os conhecimentos desta Ciência de maneira lúdica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Vanessa Simões da Silva Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Roberta Chiesa Bartelmebs
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.