TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1186

Palavras-chave:

Ensino, Jogo educativo e didático, Ludicidade

Resumo

A utilização de atividades que perpassem o ensino tradicional e tragam mais motivação e novos esquemas cognitivos para os estudantes tem ganhado destaque dentro das salas de aula de ciências. Para tal, os jogos no ensino de química possibilitam a interação entre os estudantes e professores gerando discussões enriquecedoras durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Assim, esse relato apresenta as experiências vivenciadas durante a aplicação de um jogo analógico com o tema substâncias e misturas, a partir da teoria da aprendizagem histórico-social, aplicado numa escola pública do Sertão do Pajeú - PE. A ação lúdica mostrou que o jogo possibilitou uma maior interação entre os alunos promovendo um ambiente favorável para a criação de novos esquemas cognitivos. Deste modo, foi perceptível que ao trilharem o tabuleiro, os jogadores (alunos) desenvolveram novas aprendizagens a partir da mediação entre os seus pares, aproximando sujeitos dantes não interessados pela temática proposta a uma completa integração a proposta lúdica pedagógica. Para os licenciandos em química, a ação demonstrou uma experiência relevante de como “fugir do ensino tradicional” e tornar o ensino mais dinâmico e participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chaianne Kaialle da Silva Nascimento, UFRPE/UAST

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE/UAST.

Maria Mikaelly dos Santos Silva, UFRPE/UAST

Discente da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE/UAST

Edísio Antas Diniz Neto, UFRPE/UAST

Discente da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE/UAST.

Thiago Muniz de Souza, UFRPE/UAST

Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE/UAST.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

da Silva Nascimento, C. K. ., dos Santos Silva, M. M. ., Antas Diniz Neto, E. ., & Muniz de Souza, T. . (2023). TRILHAS LÚDICAS NO ENSINO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 207-220. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1186

Edição

Seção

Relato de Experiência