CICLO PODS COMBINADO COM SALA DE AULA INVERTIDA

UM EXEMPLO PARA APRENDIZAGEM DE FENÔMENOS MAGNÉTICOS

Autores

  • Dulcio Joaquim Antonio Timoteo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Manuel Joaquim Silva de Oliveira Universidade Pedagógica, Moçambique
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1178

Palavras-chave:

Aprendizagem de Física. Ciclo PODS. Sala de aula invertida. Atividades experimentais.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo o uso de metodologia ativa e laboratório (real e virtual) para o aprimoramento da atividade de aprendizagem em Física. O trabalho descreve um estudo de caso quali-quantitativo envolvendo a estratégia de sala de aula invertida combinada com atividades em laboratório (real e virtual). A estratégia pedagógica emprega o Ciclo PODS (Predição, Observação, Discussão e Síntese) com o modelo de sala de aula invertida. Três grupos foram expostos à uma mesma atividade com sala de aula invertida. Um destes fez a atividade por simulação, o segundo realizou o experimento real e o terceiro grupo realizou o mesmo experimento através de uma aula tradicional do tipo elaboração conjunta. Foi aplicado um pré-teste elaborado para identificar os conhecimentos a serem trabalhados entre os três grupos. Após os experimentos e a aplicação do pós-teste foi possível identificar que a abordagem com experimentos simulado ou real combinada com o Ciclo PODS oferecem uma vantagem significativa em relação a aula tradicional do tipo elaboração conjunta. Também foi possível identificar que não existem diferenças significativas entre os alunos que fizeram o experimento real comparado com aqueles que fizeram o experimento por simulação.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Timoteo, D. J. A. ., Oliveira, M. J. S. de ., & Tarouco, L. M. R. . (2025). CICLO PODS COMBINADO COM SALA DE AULA INVERTIDA: UM EXEMPLO PARA APRENDIZAGEM DE FENÔMENOS MAGNÉTICOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 31-51. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1178

Edição

Seção

Artigos Científicos