PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1170

Palavras-chave:

aquecimento global, responsabilidade socioambiental, ensino de química.

Resumo

Este estudo discute as contribuições de atividades problematizadoras para mediação do conhecimento químico na abordagem do aquecimento global e implicações no desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE. Os instrumentos para a construção dos dados foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os extratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin. Os resultados obtidos foram analisados em três categorias: Compreensão sobre Aquecimento global; Associação do efeito estufa à manutenção das temperaturas médias globais; Identificação das consequências do aumento do CO2 na atmosfera. O estudo possibilitou a ressignificação da temática em articulação com conceitos químicos, contribuindo para o aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes que corroborem para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Barbosa de Oliveira, UFPE

Doutora em Ciências Marinhas, Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Grupo de Fomento à Práxis em Ensino, Pesquisa e Extensão em Química e Ciências Afins”, Caruaru / PE - Brasil.

Aidlsne Sabrina Berto Ramos, UFPE

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do grupo de pesquisa GFEPEQCA - Grupo de Fomento à Práxis em Ensino, Pesquisa e Extensão em Química e Ciências Afins. Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Química.

Agilson Nascimento De Souza, UFPE

Mestre em Ensino de Ciências, UFRPE (2009). Licenciado em Química, UFRPE (1999). Graduado em Engenharia Química, UNICAP (1993). Especialista em Metodologia do Ensino em Áreas de Conhecimentos Específicos, pela UFRPE (2001). Químico na UFPE, Doutorando na UFRPE, Professor do Ensino Básico na Rede Estadual de Pernambuco. Experiência em Ensino de Química, Formação docente e Química Analítica Instrumental. Atuação predominante nas áreas de pesquisas de Ensino de Química e Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Barbosa de Oliveira, R. C., Berto Ramos, A. S., & Nascimento De Souza, A. (2023). PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 434-452. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1170

Edição

Seção

Artigos Científicos