PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1170Palavras-chave:
aquecimento global, responsabilidade socioambiental, ensino de química.Resumo
Este estudo discute as contribuições de atividades problematizadoras para mediação do conhecimento químico na abordagem do aquecimento global e implicações no desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE. Os instrumentos para a construção dos dados foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os extratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin. Os resultados obtidos foram analisados em três categorias: Compreensão sobre Aquecimento global; Associação do efeito estufa à manutenção das temperaturas médias globais; Identificação das consequências do aumento do CO2 na atmosfera. O estudo possibilitou a ressignificação da temática em articulação com conceitos químicos, contribuindo para o aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes que corroborem para o desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Regina Célia Barbosa de Oliveira, SRA. AISLAINE, AGILSON NASCIMENTO DE SOUZA
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.