PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1170

Palavras-chave:

aquecimento global, responsabilidade socioambiental, ensino de química.

Resumo

Este estudo discute as contribuições de atividades problematizadoras para mediação do conhecimento químico na abordagem do aquecimento global e implicações no desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE. Os instrumentos para a construção dos dados foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os extratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin. Os resultados obtidos foram analisados em três categorias: Compreensão sobre Aquecimento global; Associação do efeito estufa à manutenção das temperaturas médias globais; Identificação das consequências do aumento do CO2 na atmosfera. O estudo possibilitou a ressignificação da temática em articulação com conceitos químicos, contribuindo para o aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes que corroborem para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 . (2023). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 434-452. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1170

Edição

Seção

Artigos Científicos