A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1162Palavras-chave:
Questões Sociocientíficas, Vacina, CriticidadeResumo
O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.