A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1162

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Vacina, Criticidade

Resumo

O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Moreira Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Univerisdade Federal do Amazonas (UFAM)

Katiuscia dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora de Ensino Superior, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), Manaus, Amazonas - Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Moreira Pereira, S., & dos Santos de Souza, K. (2023). A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 198-214. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1162

Edição

Seção

Artigos Científicos