A ESPIRAL INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1161Palavras-chave:
Espiral Investigativa, Alfabetização Científica, Ensino fundamentalResumo
Neste estudo analisamos de que de que modo a participação em projetos de investigação fomenta o desenvolvimento da Alfabetização Científica em crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. A pesquisa caracterizou-se com uma aproximação da pesquisa-ação, na qual investigamos a própria prática. As situações de aprendizagem foram propostas ao longo de um semestre escolar, sendo que as práticas foram documentadas por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, entrevistas semiestruturadas, análise da Documentação Pedagógica e produções das crianças e Diário de Itinerância do pesquisador. Os dados foram analisados fazendo uma aproximação da técnica de Análise Textual Discursiva. A análise do corpus de pesquisa indica que, ao investigar temas de seu interesse, as crianças conseguem desenvolver habilidades que as levam a compreender a linguagem da ciência, perceber as relações entre Ciência e Sociedade e refletirem epistemologicamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.