ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INSTRUÇÃO DIRETA COMBINADO COM TAREFAS INVESTIGATIVAS.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1148Palavras-chave:
Ensino Investigativo, Aprendizagem Significativa, Ensino de Biologia, DigestãoResumo
Análise do aprendizado e do engajamento após uma sequência didática (SD) de ensino por instrução direta combinado com tarefas investigativas (EIDI, n= 58) comparada com outra SD de ensino por instrução direta (EID, n= 80), exclusivamente. As duas SD com 5 aulas de 45 minutos sobre a digestão dos alimentos foram aplicadas para estudantes do ensino médio durante as aulas de biologia. Na terceira aula, a EIDI apresentou um estudo de caso clínico e a EID trabalhou conteúdo similar de forma expositiva. Foi aplicada uma avaliação sobre conceitos básicos da digestão com uma questão de transcendência para avaliar a competência na resolução de um problema inédito. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação em relação às tarefas. O engajamento foi registrado em caderno de campo. Houve engajamento e nível de satisfação semelhantes para as duas SD. Não houve diferença significativa nas notas da avaliação (p> 0,05). Todavia, houve maior porcentagem de acerto na questão de transcendência (p< 0,001) na EIDI (87%) em relação a EID (30%). Concluímos que o EID foi eficiente para consolidar conceitos elementares sobre a digestão dos alimentos, mas a inclusão de tarefas investigativas é recomendável para aprimorar a habilidade na resolução de problemas inéditos.
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Copyright (c) 2023 Valéria Maria Monteiro Souto, Carlos Alberto Mourão Júnior, Rodrigo Hohl
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