DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL POR MEIO DO SITE ANIMAIS EM CIÊNCIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1139

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ciência em Animais de Laboratório, Animais em Ciência, Desenvolvimento de site, Educação em ciência, Crianças e pré-adolescentes

Resumo

Os debates sobre dos animais de laboratório são cercados de desinformação. Porém, é inevitável admitir que animais são parte do processo realizado em diversas pesquisas, e o valor de seu uso para a ciência e a sociedade é incalculável. Por isso, faz-se necessário que estratégias de divulgação científica venham a ser adotadas, a fim de minimizar a problemática da desinformação. A tecnologia é uma ferramenta indispensável na atualidade e, por isso, propomos utilizá-la como um caminho para a aproximação do público com a Ciência em Animais de Laboratório (CAL). Por isso, este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de criação de um site de divulgação científica para o segmento infantojuvenil na temática CAL e avaliar a percepção dos usuários quanto a navegabilidade. No site, é possível acessar conteúdo cientificamente correto e apropriado ao público, por meio de vídeos, curiosidades, materiais didáticos para professores entre outros. O site foi avaliado por profissionais da área de educação, a fim de ser validado e aprimorado. Este trabalho leva em conta que o investimento em educação científica significa incremento de atitudes de cidadania, e isso contribui diretamente na qualidade de vida da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Lopes de Carvalho, ICTB/Fiocruz

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde (IOC – Fiocruz), Centro de Ciências da Saúde - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro.

Etinete Nascimento Gonçalves, FIOCRUZ

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenadora do Centro de Apoio ao Discente (CAD) da Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ. AV. BRASIL, 4365, sala 910. Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil.

Mariana Conceição Souza, FIOCRUZ

Doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos-FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lopes de Carvalho, N., Nascimento Gonçalves, E. ., & Conceição Souza, M. (2023). DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL POR MEIO DO SITE ANIMAIS EM CIÊNCIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 358-370. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1139

Edição

Seção

Artigos Científicos