PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1136

Palavras-chave:

estágio supervisionado, ensino remoto emergencial, google workspace for education, tdic, pandemia do covid-19

Resumo

 O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informática
durante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for Education
Fundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado
(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursos
educacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto no
período pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores e
alunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursos
disponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professores
sobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, com
base na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores para
lidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino mais
digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klenilmar Lopes Dias, Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia do Amapá

Graduanda em Licenciatura em Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Amapá (IFAP).

Ana Carla de Jesus Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP).

Eonay Barbosa Gurjão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Mestre em Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Klessis Lopes Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Doutor em Inteligência Computacional, Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Klenilmar Lopes Dias, Ana Carla de Jesus Sobrinho, Eonay Barbosa Gurjão, & Klessis Lopes Dias. (2023). PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 187-206. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1136

Edição

Seção

Relato de Experiência