PERSPECTIVA DOCENTE ACERCA DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA MOLECULAR

ANÁLISE DE ENTREVISTA MEDIADA COM MAPA CONCEITUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1099

Palavras-chave:

Ensino de Química, Moléculas, Representação, Visualização

Resumo

A preocupação com questões específicas sobre o ensino de química tem norteado pesquisas empíricas de modo que os dados coletados derivam das experiências de aprendizagem dos próprios estudantes. No entanto, uma lacuna de pesquisa tem sido identificada pela falta de investigação da percepção dos professores acerca da aprendizagem de geometria molecular, tendo em vista que eles são fonte de informações relevantes oriundas, principalmente, das experiências de sala de aula. O objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento de concepções docentes atreladas à aprendizagem – pelos estudantes – dos principais conceitos de geometria molecular. Enquanto estratégia de investigação, utilizou-se uma entrevista estruturada de pesquisa mediada por mapa conceitual para explicitar conceitos e, a partir da discussão deles, identificar as concepções dos docentes. As contribuições dos docentes permearam quatro linhas de discussão acerca da aprendizagem de geometria molecular: habilidades espaciais, relação estrutura-propriedade, estratégias didáticas e erros conceituais. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de considerar não apenas as expectativas e desafios dos estudantes, mas também os insights dos docentes, que, por meio de suas experiências, podem contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem mais eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyfton Soares da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino de Ciências (USP). Professor de Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió, AL, Brasil. E-mail: kley.soares@hotmail.com

Paulo Rogério Miranda Correia, Universidade de São Paulo

Doutor em Química (USP). Professor de Química da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste), São Paulo, SP, Brasil. E-mail: prmc@usp.br

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Soares da Silva, K., & Rogério Miranda Correia, P. (2024). PERSPECTIVA DOCENTE ACERCA DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA MOLECULAR: ANÁLISE DE ENTREVISTA MEDIADA COM MAPA CONCEITUAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 82-97. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1099

Edição

Seção

Artigos Científicos