MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1048

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Instrumentos pedagógicos, Práticas educacionais

Resumo

Um dos principais desafios educacionais contemporâneos consiste em romper com o modelo de ensino tradicional e com as práticas de ensino descontextualizadas. Em vista disso, e considerando a necessidade de aprimorar a formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Dois Vizinhos), foi implementado o projeto de ensino intitulado “Projeto Integrador: Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia”,  fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e que articula ensino, pesquisa e extensão, vinculado às disciplinas de Projeto Integrador 1 e 2, componentes curriculares do curso. Portanto, este relato de experiência, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como socializar os materiais produzidos e organizados. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido por meio da compilação e organização dos trabalhos (materiais didáticos-pedagógicos) produzidos pelos acadêmicos. Assim, desde seu início, em 2021, foram publicados quatro ebooks, os quais reúnem, em suas respectivas temáticas, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das disciplinas anteriormente citadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Turmena, UTFPR

Doutor em Educação (UEM). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos.

Daiara Manfio, UTFPR

Doutora em Entomologia (UFPR). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos.

Vitor Augusto Pizzolatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão

Schelder Gabriel Bertoncello Rosa, UFPE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Turmena, L., Manfio, D., Pizzolatto, V. A., & Bertoncello Rosa, S. G. (2024). MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 305-324. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1048

Edição

Seção

Relato de Experiência