RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CARÁTER AUXILIAR E PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1036Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Práticas pedagógicas, Recursos digitaisResumo
: A sociedade altamente tecnológica na qual vivemos colocou-nos à disposição de diversas formas de acesso à informação e comunicação. Esse contexto atingiu todos os setores sociais, inclusive a educação, que precisou se “reinventar” para atender às necessidades de uma nova sociedade. No entanto, é evidente que inserir o computador na sala de aula não é suficiente para garantir criatividade, autonomia e aprendizagem do aluno. A maneira como o corpo docente utiliza-se desses recursos é mais importante nesse processo. Para tanto, é preciso que o professor reflita, discuta e analise os recursos digitais utilizados, buscando por espaços capazes de atender à demanda do seu público. A partir da problemática em questão, elaboramos um estudo teórico a fim de compreender e traçar caminhos para diferenciar o uso pedagógico e auxiliar nos recursos digitais. Em seguida, propomos a utilização pedagógica dos recursos digitais como meio de superação de desafios associados à aprendizagem de conhecimentos científicos, tais como: 1) compreensão de escala; 2) compreensão de tempo relacionada aos fenômenos naturais; 3) compreensão de dinâmicas que envolvem a interação de múltiplos elementos; 4) ações de checagem de informações e combate à Fake Science. Esses desafios são abordados de modo articulado à literatura de Educação em Ciências.
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