PLURALISMO ARTÍSTICO E CONSTITUCIONALISMO

DIREITO, ARTE E CULTURA COMO ESPELHO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v19i48.1921

Keywords:

Direito e arte; Biopolítica; Manifestações Culturais; Direitos Humanos; Literatura.

Abstract

O presente artigo explora a interseção entre Direitos Humanos e arte, analisando como a arte e suas manifestações culturais podem refletir a realidade acerca das violações dos direitos humanos em dois diferentes cenários: o Brasil na ditadura da segunda metade do século XX, bem como no conturbado período da segunda guerra mundial em âmbito global e suas implicações na atualidade. Por essa razão, a metodologia inclui uma análise crítica de obras artísticas selecionadas como "Alegoria de Justiça" de Igor Vidor e músicas como "Cálice" de Chico Buarque., destacando o papel transformador da arte na sociedade. Como resultado, conclui-se que a arte pode transcender seu papel meramente estético, podendo atuar como uma ferramenta de resistência contra a violência do Estado, refletindo diferentes formas de compreensão dos Direitos Humanos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Júlia de Paula Faria, Faculdade de Direito do Sul de Minas, MG, Brasil

Mestranda em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, com ênfase em Relações Sociais e Democracia. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (2023). Realiza estágio docente em disciplina semestral de graduação sob a supervisão do professor Pós Doutor Rafael Lazzarotto Simioni. Integrante dos grupos de pesquisa do CNPq Arte e Direto, Margens do Direito e Direito Internacional Crítico, Novos Rumos do Direito do Trabalho; Direito e Democracia: Jurisdição Constitucional agressiva, Razão Crítica e Justiça Penal, ambos vinculados ao PPGD da FDSM e Metamorfose, vinculado à USP; possui apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Hermenêutica, Sociologia e Filosofia do Direito são suas principais áreas de interesse. Atualmente o foco de suas pesquisas se concentram em Direito e arte, bem como Necropolítica e Biopolítica.

Rafael Lazzarotto Simioni, Faculdade de Direito do Sul de Minas, MG, Brasil

Pós-Doutor em Filosofia e Teoria do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2011), Doutor em Direito Público pela Unisinos (2008), Mestre em Direito pela UCS (2005) e graduação em Direito pela UCS. Foi Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Caxias do Sul, da Universidade Luterana do Brasil e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí-Univás. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM. Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Margens do Direito (PPGD/FDSM/CNPq) e Educação e Direitos Humanos (PPGEDUCS/Univás/CNPq). Coordenador da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Coordenador Executivo da Editora Univás. Coordenador da Coleção Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGDUCS/Univas). Coordenador Científico e de Pós-Graduação da FDSM. Consultor da Capes e CNPq na avaliação de projetos.

Published

2024-12-10

How to Cite

Faria, J. de P., & Simioni, R. L. (2024). PLURALISMO ARTÍSTICO E CONSTITUCIONALISMO: DIREITO, ARTE E CULTURA COMO ESPELHO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. Revista Direitos Culturais, 19(48), 63-76. https://doi.org/10.31512/rdc.v19i48.1921

Issue

Section

Artigos