O III Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica (CIECITEC) é uma realização do Programa de Pós Graduação em Ensino Cientifico e Tecnológico (PPGEnCT), mestrado profissional Stricto Sensu, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Sua origem, em 2008, decorreu tendo-se em consideração a vocação da URI como universidade comunitária, voltada para o desenvolvimento regional. Nesse contexto, cada vez mais, um conjunto de profissionais bem qualificados e que atuem com responsabilidade ética, comprometidos com os desafios socioambientais atuais, está sendo solicitado pelos sistemas públicos, comunitários e/ou particulares de ensino. Dessa forma, a criação desse programa de pós-graduação stricto sensu veio contribuir para preencher uma lacuna que existia na formação de professores na região.
Estando consciente da crescente importância do professor na sociedade contemporânea, e das transformações pelas quais seu processo de formação está passando, cresce continuamente a necessidade de atualização constante destes profissionais e neste sentido, a pesquisa é um componente constitutivo tanto da teoria quanto da prática.

O CIECITEC, agora em sua terceira edição, traz como tema motivador “A Educação Científica e Tecnológica no Contexto das Realidades Socioambientais”. Buscando, neste sentido, incentivar uma discussão sobre a formação socioambiental, entendendo a Educação e/ou Ensino como um processo de formação humana, mas acima de tudo como uma prática social.
O evento teve como objetivo focar a educação científica e tecnológica, baseando-se no ensino e na pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, priorizando a atualização profissional dos professores, alunos e pesquisadores participantes.

Durante o evento forma abordados em suas conferências temas relacionados com sua temática e também as relações entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Ensino, visando, entre outros aspectos, ao estudo do papel da incorporação de novas técnicas e/ou tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de ciências. Foram também abordados temas relacionados a práticas educativas no ensino de ciência e tecnologia: com temas sobre projetos e práticas pedagógicas nas áreas de ciência e tecnologia, relações ciência-tecnologia e sociedade-ambiente (CTSA).

Nessa terceira edição, o CIECITEC, promoveu a I Mostra de produtos de Mestrados Profissionais em Ensino ou Educação e a I Mostra de filmes/vídeos/documentários ou material didático produzido por estudantes de educação básica, graduação ou pós-graduação. O objetivo das Mostras foi socializar entre os diferentes níveis de ensino, as metodologias, processos, técnicas e materiais didáticos que pretendem contribuir com a melhoria da educação científica e tecnológica escolar ou superior.  

Em vista do acima exposto, todas a características peculiares da URI e do PPGEnCT corroboram para a compreensão da necessidade de realizar de um evento abordando temáticas e desafios atuais na área de Educação Cientifica e Tecnológica, e da mesma forma, o caráter comunitário da URI garante a inserção regional, nacional e internacional do evento.


Comissão Organizadora do III CIECITEC


TARDE

  • 13h – Recepção/credenciamento
  • 14h Atividade cultural
  • 14h30min – Sessão de abertura
  • 15h – Conferência magna “A Educação Científica e a Ecocidadania”. Professora Dra. Lucie Sauvé – Universidade de Quebec- Canadá

NOITE

  • 19h – Atividade cultural
  • 19h 30min – Conferência
  • “As contribuições da Neurociência para a Educação Científica e Tecnológica no contexto das realidades socioambientais”. Professora. Dra. Leonor Guerra – Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte
  • 22h – Jantar de confraternização.

MANHÃ

  • 8 às 10h – Sessão de Comunicações orais
  • 10 às 10h30 min – Intervalo
  • 10h30min às 12h – I Mostra de produtos de Mestrados Profissionais em Ensino

TARDE

  • Opção 1: Atividade cultural: visita ao Centro Histórico e Museu de História de Santo Ângelo e Sítio Arqueológico Santo Ângelo Custódio e Ruínas de São Miguel, em São Miguel das Missões-RS.
  • Opção 2: 14 às 17h: Oficinas e minicursos.

NOITE

  • Atividade cultural: Show de Som e Luz no Sítio Arqueológico São Miguel, em São Miguel das Missões-RS.

MANHÃ

  • 8 às 9h30min – Conferência “A Educação Científica e Tecnológica frente às realidades socioambientais atuais”. Professor Dr. Thiago Ingrassia Pereira.
  • 9h30min às 10h – Intervalo
  • 10h às 12h – Painel “A interação entre Universidade e Escola Básica na promoção da Ecocidadania”.  Panelistas: Maria da Graça Carvalho – Universidade do Minho – Portugal, Isabel Garzón Barragan – Universidad Pedagógica Nacional – Bogotá/Colômbia, Washington Pacheco Carvalho– Universidade Estadual Júlio de Mesquita – UNESP/Bauru.

TARDE

  • 13h30min às 15h30min – Sessão de Comunicações Orais
  • 15h30min às 16h – Intervalo
  • 16h às 17h – Sessão de Pôsters
  • 17h às 18h – I Mostra de filmes/vídeos/documentários ou material didático produzidos por estudantes de educação básica, graduação ou pós-graduação.
  • 18h – Sessão de encerramento com Café Missioneiro.

 

 

Comunicação Oral - Trabalhos de Pesquisa

 

 

 

Pôster - Relatos de Experiencia

 

 

Mostra de Produtos

 





Titulo Autor PDF
CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO Carla Polanczky, Débora Beatriz Nass Marmitt e Rosemar Ayres dos Santos
CURRÍCULO DE CURSOS DE COMPUTAÇÃO: UM ESPAÇO TEMPO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Adão Caron Cambraia, Maria Cristina Pansera de Araujo, Graça Simões de Carvalho e Eva Teresinha de Oliveira Boff
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONFLUÊNCIAS NOS ESTUDOS CTS/CTSA. Juliana Teixeira Jesus Ramos e Jorge Cardoso Messeder
EMÍLIA E VISÕES DE NATUREZA: UMA ANÁLISE ACERCA DA OBRA REFORMA DA NATUREZA Lauren Linck Nilson e Noemi Boer
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO APLICADA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ronaldo Arnold, Roseli Nüller da Rocha e Franciele Mirian da Rocha
ERGOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE Rosane Teresinha Fontana
ESTUDO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA. Daiane Krewer Oliveira e Núbia Cristina Weber Freitas
MEIO AMBIENTE, NATUREZA E SOCIEDADE NOS ANOS INICIAIS Carine Bastian Knebel Backes, Karla Marina Ziembowicz, Noemi Boer e Neusa Maria Scheid
Programa Ciências sem Fronteiras: Um estudo junto aos contemplados com a chamada pública 01/2011 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte Angela Luzia Miranda e Renata Pereira Barreto
RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E PROBLEMAS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA Lucimara da Cunha Santos e Rejane Maria Ghisolfi da Silva
REPERCUSSÕES NO CONTEXTO ESCOLAR DA USINA HIDRELÉTRICA (UHE) SÃO JOSÉ, CERRO LARGO, RS Karla Marina Ziembowicz, Carine Knebel Backes e Noemi Boer
Uma análise da compreensão de licenciandos em química acerca da perspectiva CTS Sinara München, Cristiane Muenchen e Martha Bohrer Adaime
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA EXPRESSA POR DESENHOS Franciele Pires Ruas e Rafaele Rodrigues de Araújo
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UTILIZANDO O DOCUMENTÁRIO AMBIENTAL PARA DISCUTIR AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA ESCOLA Roberta Rodrigues da Matta e Marcelo Borges Rocha
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Diego Machado Ozelame
AS IMAGENS DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS Claudia Maiara Heck e Erica do Espirito Santo Hermel
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO COMO REFLEXO DA FORMAÇÃO Juliano Cavalcanti e Cleci Teresinha Werner da Rosa
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Salatiel da Rocha Gomes, Orleylson Cunha Gomes, Sandra Oliveira, Rafael de Azevedo Melo e José Vicente de Souza Aguiar
Educação Ambiental: Memórias e Histórias Vanessa Minuzzi Bidinoto e  Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
ENERGIZANDO O PLANETA: CONTEMPLANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA OFICINA CONTEXTUALIZADA Eril Medeiros da Fonseca, Ticiane da Rosa Osório, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Loossllen Querolayn Goulart dos Santos e Izalina de Vargas Oliva
FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, UTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0. Elisângela Cristina Beuren e  Ana Paula Baldo
HORTA ESCOLAR PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ECOLÓGICA: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES Darlene Teixeira Ferreira, Silvia Maria Pacheco Rodrigues, Josyane Barros Abreu e Nadia Magalhaes da Silva Freitas
O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PROEJA: UMA EDUCAÇÂO CIENTÍFICA PREOCUPADA COM AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS Karine dos Santos Coelho e Rejane Maria Ghisolfi da Silva
O MEIO AMBIENTE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: OS DESENCONTROS ENTRE O PCN E O LIVRO DIDÁTICO Salatiel da Rocha Gomes, Orleylson Cunha Gomes, Sandra Oliveira e José Vicente de Souza Aguiar
TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO MUNICíPIO DE PORTEL, PARÁ? Luciléia de Souza Silva, Tatiane Lima Santos , Josyane Barros Abreu e Darlene Teixeira Ferreira
UMA PESQUISA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Rafaela Engers Günzel e Rosangela Ines Matos Uhmann
CONCEPÇÕES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho e Eva Teresinha de Oliveira Boff
CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DE GRADUANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RELACIONADOS AO PAPILOMAVÍRUS HUMANO E EXAME DE PAPANICOLAOU Cristine Wagner Malmann, Keli Jaqueline Staudt, Vanessa Santos Chollet, Vera Regina Medeiros Andrade e Nilvane Ghellar Muller
CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS BIOATIVAS NO CUIDADO DA SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL Luis Guilherme Lappe, Vera Regina Medeiros Andrade, Narciso Vieira Soares e Nilvane Terezinha Ghellar Muller
CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO IBSE (INQUIRY BASED SCIENCE EDUCATION) PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA. Ataiz Colvero de Siqueira e Neusa Maria John Scheid
Desenvolvimento sustentável: dados da aplicação da pegada ecológica em uma escola pública de Mato Grosso Ivo Kochhann e Maria Elizabete Rambo Kochhann
Dificuldades na formação de professores de Biologia durante o estágio supervisionado Patrícia do Nascimento Fernandes e Sandro Rogério Vargas Ustra
Processo de Alfabetização Científica e Tecológica na Construção de um Museu de Ciências e Consciências Mateus Lorenzon e Guy Barros Barcellos
A LINGUAGEM E O CONHECIMENTO NA SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE DE MAGNETISMO Sandro Soares Fernandes e Deise Miranda Vianna
Aproximando o aluno do fazer pesquisa: Projeto Pisamos na Lua(?) Keli Cristina Maurina
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE COMPETIÇÃO DE FOGUETES: APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES Cleci T. Werner da Rosa, Álvaro Becker da Rosa e Alisson Cristian Giacomelli
MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DA FÍSICA: Uma proposta para o Ensino da Cinemática Elys da Silva Mendes, Willians Lopes de Almeida e Pablo Francisco Honorato Sampaio
O USO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA ENTENDIMENTO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DOS ALUNOS SOBRE A INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA E O EFEITO FOTOELÉTRICO João Mauro da Silva Júnior
PERFIL AFETIVO-ATITUDINAL DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES EM LABORATÓRIO DE FÍSICA Elizabeth Cristine Adam Trindade, José Francisco Custódio Filho e Bruno dos Santos Simões
PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ACADÊMICOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OLHARES DIFERENCIADOS SOBRE CONCEITOS DE FÍSICA. Cecília Elenir dos Santos Rocha, Maiara Dias Büttenbender, Guilherme Salgueiro Goulart e Charles dos Santos Guidotti
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E A SUA RELAÇÃO COM TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIAL EM AULAS DA LICENCIATURA João Carlos Segatto Leite, Lenir Basso Zanon e Maiara Jungbeck
O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO ALTERNATIVA AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO ENSINO DE ATOMÍSTICA. Vinícius Benedetti,  Rodrigo Oliveira Lopes e Everton Lüdke.
PIBIC-EM: UMA PESQUISA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL Débora Harms Stangherlin1, Rebeca Luíza Damke, Jéfferson Fröhlich e Rosangela Ines Matos Uhmann
“O DIA DEPOIS DE AMANHÔ: UM FILME PODE SERVIR COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ESTUDO DE COMPORTAMENTOS CAÓTICOS. Rosangela Silveira da Rosa e Élcio Shuhmacher
A UTILIZAÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE SANTO ÂNGELO - RS Gilvana Silvestrini e Gilvete Silvania Wolff Lírio

A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DO CÁLCULO DE ÁREA UTILIZANDO O GEOGEBRA

Jonatas Teixeira Machado, Gilmar Ferreira de Aquino Filho e  Luiz Henrique Amaral
CRIAÇÃO DE ESCULTURAS E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Maria Salett Biembengut
DESENVOLVIMENTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DA DINÂMICA DA ALTURA DO FLUIDO EM UM RESERVATÓRIO Ângela T. W. De Mamann, Douglas J. B. Freitas, Leila Ana Valer, Osmar B. Scremin e Antônio C. Valdiero
ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA GEOMETRIA DOS FRACTAIS Luana Pereira Villa Real, Rozelaine de Fatima Franzin, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes e Rubia Diana Mantai
EXPLORANDO SISTEMAS LINEARES 3X3 ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO RECURSO TECNOLÓGICO WINPLOT Rafael Marques dos Santos, Leonardo Thomaz Sauter, Mariele Josiane Fuchs,Lucilaine Goin Abitante e Julhane Thomas Schulz
INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO EVENTO E SISTEMA “ASK MATH” Arthur Flores Copatti,Fernando Parahyba, Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes e  Marcos André Costa
MAPEAMENTO TEÓRICO DAS PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA NA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA Jackson Luís Santos de Vargas, Quele Daiane Ferreira Rodrigues e Isabel Cristina Machado de Lara
MODELAGEM MATEMÁTICA EM INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS: RECORTE SOBRE PRODUÇÕES RECENTES Danusa de Lara Bonotto, Morgana Scheller, Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Alessandro Ribeiro
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO Raquel Silveira da Silva e Luiz Fernando Mackedanz
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS João Marcos Barichello , Leonardo da Silva Gayer , Leandro de Queiroz Zorzo, Amanda dos Santos Jacques, Bruna Borges de Oliveira, Liciara Daiane Zwan, Morgana Callegaro e Rozelaine de Fátima Franzin
POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: O USO DE TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS Rogério Ozinkoski, Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz, Nilce Sheffer e Rozelaine de Fatima Franzin
REFLEXÕES CTS PARA AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE PERCEPÇÕES DO FILME WALL-E Edinéia Zarpelon e  Sani de Carvalho Rutz da Silva
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO Raquel de Fátima Nascimento Prestes, Rosangela Ferreira Prestes , Eliani Retlzaff, Rúbia Diana Mantai e Rozelaine de Fátima Franzin
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA ESPACIAL Aline Tampke Dombrowski,  Thaisa de Oliveira Hönisch, Thiely Maria Copetti, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Sulane Roselei Lenz
UMA NOVA PROPOSTA DE ESTUDO DE ÁLGEBRA LINEAR COM CIFRA DE HILL EM CRIPTOGRAFIA Valéria Bonetti Jerzewski, Luís Vanderlei Jerzewski e Márcia Johne Vogel
Uma reflexão sobre dificuldades e obstáculos na aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral a partir dos sistemas de conceitos e zona de desenvolvimento proximal Julian da Silva Lima e Neiva Ignês Grando
ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS QUE CONSIDERA E NÃO CONSIDERA A ESTATÍSTICA DE VALORES EXTREMOS: CHAMADAS DE EMERGÊNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS Rogério Ozinkoski, Rozelaine de Fátima Franzin, Eliani Retzlaff e Rosangela Ferreira
INTERNET E REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo e Isabel Cristina Machado de Lara
INTERNET E REDES SOCIAIS: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR PROFESSORES EM SALA DE AULA Jackson Luís Santos de Vargas, Maurivan Güntzel Ramos e Isabel Cristina Machado de Lara
Robótica educativa como recurso didático para o ensino das propriedades dos quadriláteros notáveis Caroline Saúgo, Gabriel Paludo Licks, Adriano Canabarro Teixeira, Marco Trentin e Gabriel Kressin
DESAFIOS EN UNA ASIGNATURA INTEGRADORA. María Cristina Haupt e Gabriel Alejandro Tarnowski
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE ENGENHARIA MECÂNICA Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Antonio Carlos Valdiero e Luiz Antonio Rasia
FORMACIÓN POR COMPETENCIAS EN INGENIERÍA INDUSTRIAL: MODA O MEJORA ACADÉMICA? Víctor Andrés Kowalski, Mercedes Erck e Héctor Darío Enriquez
INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COM CURSOS DE ENGENHARIA POR MEIO DE OBJETOS EDUCACIONAIS Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Claudio dos Santos da Silva, Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Antonio Carlos Valdiero e Luiz Antonio Rasia
Analytic - Ferramenta Web para Análise do Perfil Acadêmico do Curso de Ciência da Computação - IFC - Videira Leila Lisiane Rossi, Luiz Gustavo Moro Senko, Tiago Heineck e Angela Maria Crotti da Rosa
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO CONTEXTO DAS NOVAS FORMAS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO Jefferson Carriello do Carmo
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO TECNOLÓGICO Juan Gabriel de Albuquerque Ramos, Lana Barros de Matos e Tatiane Sabino da Silva de Andrade
A FORMAÇÃO COMPARTILHADA E A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO INSTRUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Solange Maria Piotrowski e Roque Ismael da Costa Güllich
A FORMAÇÃO INICIAL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DE DISCURSOS E SIGNIFICADOS Rafaele Rodrigues de Araújo e Luiz Fernando Mackedanz
A INSERÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Léa da Cruz Fagundes e Laurete Zanol Sauer
A INTERATIVIDADE E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Carlos Alberto Vasconcelos, Kátia Maria Limeira Santos e Eliane Vasconcelos Oliveira
A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO Guilherme Salgueiro Goulart, Charles dos Santos Guidotti, Cecília Elenir dos Santos Rocha e Maiara Dias Büttenbender
A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA POR INTERMÉDIO DA INVESTIGAÇÃO – AÇÃO: REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA Camila Boszk e Roque Ismael da Costa Güllich
ARTE E MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR Mônica da Silva Gallon, Rejane Reckziegel Ledur e João Bernardes da Rocha Filho
AS TIC E AS TDs NO ESPAÇO ESCOLAR – REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS DESAFIOS DA CIBERCULTURA Elisângela Cristina Beuren e  Ana Paula Baldo
AS TICS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Kátia Maria Limeira Santos, Carlos Alberto Vasconcelos e Eliane Vasconcelos Oliveira
AS TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA ENSINAR NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA Manoelle Silveira Duarte, Neusa Maria Scheider e Elisiane Andréia Lippi
COMPREENDENDO A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO MODELO FORMATIVO E A REFLEXÃO COMO UM INSTRUMENTO DE CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES Vanessa Aina Person e  Roque Ismael da Costa Güllich
CONCEPÇÕES SOBRE BIOLOGIA CELULAR DE ALUNOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Carine kupske e Erica do Espirito Santo Hermel
CONSTITUIÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES POR MEIO DA RECURSIVIDADE NO TRABALHO DOCENTE Marcia Lorena Saurin Martinez e Tanise Novello
Contribuições dos Diários da Prática Pedagógica para a compreensão das condições coletivas de formação inicial e continuada de professores Sandro Rogério Vargas Ustra, Jesuína Lopes de Almeida Pacca e Eduardo Adolfo Terrazzan
ENSINANDO E APRENDENDO BIOLOGIA ATRAVÉS DE TRILHA ECOLÓGICA Thainara Marcotto Alba, Luana Gabriele Arenhart Braun, Jonas Both de Melo e Roque Ismael da Costa Güillich
ENSINO EM CONSTANTE APRIMORAMENTO: ASPECTOS DEFENDIDOS POR ACADÊMICOS COMO ATRATIVOS A UNIVERSIDADE Lílian Corrêa Costa Beber e Marli Dallagnol Frison
ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INTERDISCIPLINARES NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES Cristiane da Cunha Alves e Rafaele Rodrigues de Araújo
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A CONSTITUIÇÃO DE COLETIVOS DE PENSAMENTO ACERCA DA PESQUISA EM SALA DE AULA Fabiane Gritzenco e Fabiane de Andrade Leite
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES Morgani Mumbach, Bárbara Morais Fabris,  Angélica Theis dos Santos,  Mariele Josiane Fuchs e Claudia Maria Costa Nunes
FORMAÇÃO PSICOLÓGICA DO SER-PROFESSOR Edson Luís dos Santos Cardoso, Noemi Boer e  Rosane Teresinha Fontana
MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE ALGUMAS PERCEPÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Edmilson de Oliveira e Isabel Cristina Machado de Lara
O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS DE CIÊNCIAS Claudia Luciani Klein, Judite Scherer Wenzel e Eva Teresinha de Oliveira Boff
O FUTURO DOCENTE NA ERA DIGITAL Denise de Moraes dos Santos, Gabriel Felipe da Silva, Valquíria Celi Zirr e Heloisa Mazo.
OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: NOVAS PERSPECTIVAS Letícia Alves da Silva; Rosa Oliveira Marins Azevedo, Davi Avelino Leal e Marilene Alves da Silva
OS DESAFIOS DA PESQUISA NA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES. Marcia Zschornack Marlow Santos, Maurivan Güntzel Ramos e  Valderez Marina do Rosário Lima
PESQUISA-FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA Valmir Heckler e Maria do Carmo Galiazzi
PIBID QUÍMICA – PROJETO UIRAPURU: REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO Mauro Melo Costa, Kelry Cristina Muniz Barbosa, Daisy Amed das Chagas, Kátia Maria Guimarães Costa e Rosa Oliveira Marins Azevedo
Prática Pedagógica Interdisciplinar em Ciências da Natureza: desafios na formação do professor do Campo Denise da Silva, Marilisa Bialvo Hoffmann e Lisete Funari Dias
SABERES DOCENTES NARRATIVAS SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS ATUANTES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA Daniele Simões Borges, Neusiane Chaves de Souza e Gionara Tauchen
TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Tatiane Lima Santos, Luciléia de Souza Silva e Darlene Teixeira Ferreira
“HISTÓRIAS” QUE FAZEM CHORAR, NÃO! PROBLEMATIZANDO O BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL Célia do Amaral Caetano e Luciane Sippert
A ESCOLA COMO ESPAÇO REPUBLICANO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO Lizandra Andrade Nascimento e Gomercindo Ghiggi
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Vanessa Minuzzi Bidinoto,  Carolina José Maria e Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Mônica da Silva Gallon, Vanessa Martins de Souza, Maria Elena Tobolski Prasniski e Maurivan Güntzel Ramos
A RELAÇÃO ENTRE AS DIRETRIZES CURRICULARES E A PESQUISA EM SALA DE AULA Eliana Aparecida Cadoná, Luciane Sippert e  Cristiane Barcelos Bocacio
A valorização do Enem no contexto da escola pública: um caminho para a qualidade de ensino. Carla Melo da Silva, Monica da Silva Gallon e Maurivan Guntzel Ramos.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO E DISCUSSÃO EM ÂMBITO ESCOLAR E ACADÊMICO Cristina Ramos Trindade, Maiara Helena de Melo Malinowski e Rosangela Ines Matos Uhmann
CONTEXTO DAS REALIDADES SOCIOAMBIENTAIS NO EXTREMO SUL DO PAÍS: PESQUISA ACADÊMICA IN LOCO COM O PROGRAMA CENTRO DE REFERÊNCIA EM APOIO ÀS FAMILIAS Eliane Lima Piske, Angela Adriane Schmidt Bersch, Gabriela de Ávila Biazzia, Maria Ângela Mattar Yunes e Simone de Biazzi Avila Batista da Silveir
CONTRIBUIÇÕES DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Diego Machado Ozelame e João Bernardes da Rocha Filho
EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA ESTRATÉGIA PARA A PRÁXIS DO ENFERMEIRO Francisco Carlos Pinto Rodrigues, Francine Zorzo, Zaléia Prado de Brum, Sandra Maria de Mello Cardoso e Narciso Vieira Soares
ESTADO DO CONHECIMENTO: CONEXÕES ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM PESQUISAS ACADÊMICAS Estela Mari Santos Simões, Arnaldo Nogaro e Luci Mary Duso Pachecho
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: POSSIBILIDADES DE REINVENTAR O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Flávia Burdzinski de Souza e Juliana Beatriz Machado Rodrigues
FEIRA DE CIÊNCIAS E IDEIAS: INCENTIVO E PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA PRÁTICA DE PESQUISA Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Adriana Chilante de Paula
HIPÓTESES E AÇÕES DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA Roberto Preussler e Neiva Ignês Grando
INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA CLASSE REGULAR DE ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES Silvana Matos Uhmann
LABORATÓRIO DIDÁTICO: COMPREENSÕES A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM DOCENTES. Neusiane Chaves de Souza, Daniele Simões Borges e Gionara Tauchen
O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS Hildegard Susana Jung , Luci Mary Duso Pachecho , Edite Maria Sudbrack , Tharles Gabriele Cauduro e  Mariana Balestrin
O MUSEU INTERATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO ENERGIA EÓLICA Ketlin Kroetz e Isabel Cristina Machado de Lara
O SOFTWARE COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA MEDIADORA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES Grazieli Gambin Martins e Cênio Back Weyh
O USO DO VÍDEO EM SALA DE AULA: UM NOVO SENTIDO À APRENDIZAGEM A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Márcia Johne Vogel
OS VÍCIOS DA EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS OBSTÁCULOS PARA O ENSINO Alessandra Carra, Romilda Pelisser Teston
PESQUISAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Aline Giovana Finger, Francieli Peripolli e Maria Cristina Pansera de Araujo
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GESTÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Tharles Gabriele Cauduro , Arnaldo Nogaro , Luci Mary Duso Pachecho e Hildegard Susana Jung
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: (RE)PENSANDO A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA Silvana Matos Uhmann
PRÁTICA EDUCATIVA PSICOMOTRIZ NO CONTEXTO DAS REALIDADES SOCIOAMBIENTAIS EDUCATIVAS Ângela Adriane Schmidt Bersch, Andréia Juliano e Eliane Piske
SALÃO DAS CIÊNCIAS: ESTIMULANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO Camila Boszko
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS Jeferson Pinto de Moraes e Antônio Vanderlei dos Santos
ANÁLISE DE PESQUISAS SOBRE MOODLE E APRENDIZAGEM Luciana Richter e Gleidison Vitor da Silva
Concepções e usos das tecnologias de informação por alguns professores na educação básica do Rio de Janeiro. Juliana Teixeira Jesus Ramos
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA SUBSIDIAR AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ENFOQUE NA ECOLOGIA E ZOOLOGIA DE BORBOLETAS Viviane Souza Miranda e Márcio Marques Martins
DISCUTINDO CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Janaina Bordulis da Silva, Fernanda Cofferri e Tanise Novello
DO REAL AO VIRTUAL: DISCUTINDO CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA EAD SOBRE TIC E ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Carlos Alberto Vasconcelos, Kátia Maria Limeira e Irami Bila da Silva
Midas no Ensino e Sua Utilização em Projetos de Aprendizagem Significativa na Formação de Enfermeiros Jane Conceição Perin Lucca, Marciele Braga dos santos, Antônio Vanderlei dos Santos e Rosane Teresinha Fontana
PIBID, TRABALHO COLETIVO E TECNOLOGIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Geruza Aparecida de Castro Lima, Marilei Vargas, Viviane Vieira Arruda e Sonia Maria Piccoli
PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES UTILIZANDO O FACEBOOK. Alexsandro Rodrigo Possatto
TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS: PONTOS DE CONTATO E DISTANCIAMENTO ENTRE BRASIL E PORTUGAL Fabiana Diniz Kurtz
USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Rosana Maria Luvezute Kripka, Lori Viali e Regis Alexandre Lahm
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Silvia Pelição Batista e Ana Nery Furlan Mendes

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 

 


Titulo Autor PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA HUMANIDADE Jeferson Pinto de Moraes e Neusa Maria John Scheid
CARACTERIZAÇÃO HIDROGRÁFICA E FITOFISIONOMICA DA BACIA DO ARROIO INHANDUÍ – OESTE DO RS Rafael Garcia Dorneles e  Fabiano da Silva Alves
DESCARTE DE MEDICAMENTOS E LOGÍSTICA REVERSA: ENTENDIMENTOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR DE SÃO LUIZ GONZAGA, RS Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz, Noemi Boer e Camila Regina da Rocha
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO VALE DO JARI: ESTUDO DE CASO DA MUDANÇA COMPORTAMENTAL DE DISCENTES COM O USO DE PRÁTICA DE ENSINO Karoline Fernandes Siqueira Campos e Vinícius Batista Campos
ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: DIVULGAÇÃO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL PARA AGRICULTORES Mariane Beatriz Karas, Pâmella Dutra e Paula Vanessa Bervian
IDEIAS SUSTENTÁVEIS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL Vinícius Batista Campos, Kelmira Ferreira dos Santos, Karoline Fernandes Siqueira Campos e Antonildo Campos da Silva Júnior
IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO DO JARI: IMPACTOS SÓCIOECONÔMICOS NA RDS DO IRATAPURU, AMAPÁ Karoline Fernandes Siqueira Campos, Jadson Luis Rebelo Porto e Vinícius Batista Campos
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DO ENSINO E DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ENGENHARIA AMBIENTAL DA UFFS, CAMPUS CERRO LARGO. Patrícia Marasca Fucks, Cristian Troyjack e Carolina Becker da Silva
MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DA MATA CILIAR DO RIO IBIRAPUITÃ, NA ÁREA URBANA DE ALEGRETE, RS Rafael Garcia Dorneles e  Fabiano da Silva Alvez 
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DA TERCEIRA IDADE – FURG: UM OLHAR ECOLÓGICO PARA UM CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL Caroline Parulla Marques, Juliana Boettge, Gisele Boettge e Ângela Bersch.
O EFEITO DA DROGA NO ORGANISMO HUMANO Bruna Uhmann Wust, Adriane Maris Heckler, Claudia Verdum Viegas, Juliana Rhoden e Eduarda Paetzold
PROGRAMA DE COLETA SELETIVA DO LIXO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS, RS Mastrangello Enivar Lanzanova, Fernanda Hart Weber, Luciane Sippert, Robson Gehlen Bohrer e Daniel Weber
SETOR OLEIRO DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO, PARAÍBA: ASPECTOS PRODUTIVOS E AMBIENTAIS Antonildo Campos da Silva Júnior e  Vinícius Batista Campos
CONHECENDO A BIOTECNOLOGIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE TRANSGÊNICOS? Vanessa Cristina Kapper, Marcos A. Afonso, Thales Matzembacher, Lidiane da S. Bonapaz, Fernanda Souza, Juliano Taday e Neusa Maria John Scheid
DEMONSTRANDO O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DE UMA SEMENTE PARA ALUNOS DE CIÊNCIAS DO 7° ANO Guilherme Lenz, Roque Ismael da Costa Güllich e Marisa Both
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL E ABSENTEÍSMO EM UNIDADES DE ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO DA INSUBORDINAÇÃO NO CONTEXTO DO TRABALHO Emanuela Rosa Gomes, Narciso Vieira Soares e Neiva Claudete Brondani Machado
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UTI NEONATAL: GARANTINDO A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES NA APROXIMAÇÃO MÃE E RECÉM-NASCIDO Clarissa Birck, Neiva Claudete Brandoni Machado e Narciso Vieira Soares.
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: (RES)SIGNIFICANDO O LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Camila Boszko, Elizabete Kretschme, Gabriela Martine, Paula Vanessa Bervian e Roque Ismael da Costa Güllich
ENSINANDO CÉLULAS E TECIDOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Jonas Both de Melo, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich e Solange Maria Piotrowski
ESTUDANDO DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM SALA DE AULA A PARTIR DO DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabete Kretschmer, Madalena Sheidt e Erica do Espírito Santo Hermel
ESTUDO DOS INVERTEBRADOS: FORMANDO UM OLHAR ABRANGENTE SOBRE A DIVERSIDADE ANIMAL Elivelto Richter, Roque Ismael da Costa Güllich e Elisandra Giordani de Menezes
GERMINAÇÃO DAS SEMENTES NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA VOLTADA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Luana Gabriele Arenhart Braun, Tais Rossignollo e Roque Ismael da Costa Güllich
RUÍDOS EXCEDENTES EM UNIDADE CRÍTICA X LIMPEZA TERMINAL: UMA ABORDAGEM PROFISSIONAL, ÉTICA, EDUCATIVA E DE HUMANIZAÇÃO Jaqueline Victorino da Silva, Neiva Claudete Brondani Machado e Narciso Vieira Soares
SABÃO ECOLÓGICO E A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS Anna Carla de Lima, Solange Jaskulski thomas e Rosangela Ines Matos Uhmann
SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA Tatiane Cristina Possel Greter, Roque Ismael da Costa Güllich e Maria Cristina Pansera de Araújo
TEIAS ALIMENTARES: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DESTAS RELAÇÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS Gabriela Martine, Paula Vanessa Bervian e Elisandra Giordani de Menezes
TRILHA DOS SENTIDOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Jaqueline Mayer Dapper, Marília Diel Machado, Bernadete Scheid, Maria de Lourdes Steimentz e Fabiane de Andrade Leite
VER SUS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Maynara da Veiga Chagas, Zaléia Prado de Brum e Rosane Teresinha Fontana
A DIVISÃO CELULAR NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA Caroline Santos dos Anjos, Simoni PriesnitzFriedrich, Eliane Gonçalves dos Santos e Erica do Espírito Santo Hermel
CONTRIBUIÇÕES DO FILME “GRAVIDADE” PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM BIOLOGIA Gracieli Dall Ostro Persich
DISCUTINDO O USO DAS TECNOLOGIAS E DAS REDES SOCIAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Lidiane da S. Bonapaz, Renata de O. Caetano, Neyla A. Chagas, Briseidy M Soares e Gracieli D. O. Persich
JOGO DIDÁTICO DE GENÉTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: “ONDE ESTÁ O GENE?” Marceli Welter Scheid, Roque Ismael da Costa Güllich, Marisa Both e Simoni Friedrich
MEDIANDO CONCEITOS BIOLÓGICOS DE MITOSE E MEIOSE NA PRÁTICA: UMA ANÁLISE DAS AULAS DE ESTÁGIO NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Claudia Luciani Klein e Roque Ismael da Costa Güillich
Monitoria na área de Zoologia de Invertebrados: Uma possibilidade de Ensino e Aprendizagem Tieli Cláudia Menzel, Sirlei Maria Hentges e Milton Norberto Strieder
OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS EM MICROSCÓPIO: IDENTIFICANDO AS DIFERENTES FORMAS CELULARES Laís Gottardo, Roque Ismael da Costa Güllich, Erica Hermel do Espírito Santo, Simoni Priesnitz Friedrich e Eloisa Antunes Maciel
USO DA TECNOLOGIA PARA DISCUSSÃO DE TEMAS CONTROVERSOS DE BIOLOGIA Thales Matzenbacher, Marcos A. Afonso, Vanessa C. Kapper, Lucas A. M. de Carvalho, Fabiano S. França, Geanine de Deus e Briseidy M. Soares
FILME ANGELS & DEMONS COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ESTUDO DA FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO Marivane de Oliveira Biazus, Cleci Terezinha Werner da Rosa e Eduardo Schardong Spalding
O ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES ISOBÁRICAS A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ASSOCIADA A UM EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO Maíra Angélica Bolfe, Emanoela Decian, Inés Prieto Schmidt Sauerwein e Daniele Correia
O USO DE PRÉ-CONCEPÇÕES DOS ALUNOS, UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL, UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E UMA ATIVIDADE OBSERVACIONAL PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO Vanessa Aparecida Wollmann, Camilo Lorensi Leivas, Franciele Roani Pedro, Morgana Silva Franco Riffel e Inés Prieto Schmidt Sauerwein
PIBID e a Iniciação à Docência: Planejando aulas com atividades experimentais Kátia Slodkowski Clerici,  Danian Alexandre Dugato, Silvia Cristina Willers Siveris e Rosemar Ayres dos Santos
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA Fernanda Kunz Griebeler, Fabieli Hertz Rhoden e Rosemar Ayres dos Santos
VÍDEOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA COM CRITÉRIOS DE ESCOLHA PARA AULAS DE NÍVEL MÉDIO Thiago Nascimento Higino da Silva e Almir Guedes dos Santos
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE DIFERENTES VINHOS DA REGIÃO MISSIONEIRA Jéssica da Silva Gündel Coelho, Janice Zulma Francesquett e Carla dos Santos e Ivan Carlos Casagrande
Aprendizagem significativa na produção de material didático na temática ligações químicas Fernando Junges e Pâmela Vaghetti
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Débora Harms Stangherlin e Fabiane de Andrade Leite
MEDICAMENTOS: UMA PROPOSTA DE TEMA PARA O PLANEJAMENTO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Vinícius Benedetti, Ana C. Sulzbach e Everton Lüdke
PRODUÇÃO E ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE CERVEJAS ARTESANAIS ESCURAS, A PARTIR DE ÁGUAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS Janice Zulma Francesquett, Jéssica da Silva Gündel Coelho, Carla dos Santos e Ivan Carlos Casagrande
TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA COMO PRÁTICA DE ENSINO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Raquel Kunst, Judite Scherer Wenzel, Rosangela Ines Matos Uhmann e Cenira Bremm
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A CARREIRA PROFISSIONAL DOS DOCENTES Cátia Luana Bullmann, Vinícius Wilges da Silva, Leandro Wolkme, Claudia Maria Costa Nunes e Mariele Josiane Fuchs.
APRENDENDO EQUAÇÕES LINEARES NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Cátia Luana Bullmann e  Roberto Preussler
AS EXPERIÊNCIAS E POTENCIALIDADES PROPORCIONADAS A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Vinícius Wilges da Silva e Elizangela Weber
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Daiane Carina Moraes e Rosangela Ferreira Prestes
ESTÁGIO CURRICULAR COM O USO DE TECNOLOGIAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Fernando Parahyba, Jhonatan Ferreira e Rosângela Ferreira Prestes
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS COMO PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSSORES DE MATEMÁTICA Angélica Theis dos Santos e Elizangela Weber
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DA TEORIA À REALIDADE Paulo Marcos Flores e Elizangela weber
EXPLORANDO A MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES PELO VIÉS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Maiara Mentges, Karina Schiavo Seide, Julhane Alice Thomas Schulz, Mariele Josiane Fuchs e Lucilaine Goin Abitante
O JOGO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM UMA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Everton Henrique Cardoso de Lira
PROEJA: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA A PARTIR DO TANGRAM Roselia da Rosa Lütchemeyer
PROJETOS: UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA Bárbara Morais Fabris, Morgani Mumbach, Mariele Josiane Fuchs e Claúdia Maria Costa Nunes
Resolução de problemas e materiais didáticos digitais: ressignificando a matemática Daniel da Silva Silveira, Tanise Paula Novello e Débora Pereira Laurino
USO DE JOGOS ONLINE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM OFICINAS DO PIBID Maiara Mentges, Bárbara Morais Fabris, Angélica Theis dos Santos e Julhane Alice Thomas Schulz
PATOLOGIAS EM FORROS DE GESSO EM EDIFICAÇÕES NA CIDADE DA PRATA-PB: CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Antonildo Campos da Silva Júnior , Antônio de Freitas Barros Júnior , Hélder Sousa Silva, Rodrigo Leite Nunes de Farias  e Vinícius Batista Campos
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS CURSOS EAD DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Franciele Meinerz Forigo, Graciele H. Welter, Roberto Preussler e Marjana Eloisa Henzel
OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E A EDUCAÇÃO PERMANENTE/ PET-VIGILÂNCIA Cherly Barrozo de Medeiros, Daiana Reuse, Jéssica Baumgarten, Rosane Teresinha Fontana e Zaléia Prado de Brum
RECURSOS DIDÁTICOS, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Sandra Maria de Mello Cardoso, Zaleia Prado de Brum, Narciso Vieira Soares e Francisco Carlos Pinto Rodrigues
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL (LPMED): PROBLEMATIZANDO O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE PRE Eliane Lima Piske, Cibele Hechel Colares da Costa, Joice Araújo Esperança, Nara Marone e Zélia Seibt do Couto
RECONHECENDO ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS EXATAS E MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Mara Elisângela Jappe Goi
REFLEXÕES ACERCA DA INICIAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL Franciele Siqueira Radetzke, Luíza Martins e Rosangela Ines Matos Uhmann
A CRIAÇÃO DE UMA ECOVILA E O CURRÍCULO EMERGENTE Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Édila Rosane Alves da Silva e Márcio André Rodrigues Martins
A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CONTEXTOS E DESAFIOS Laís Francine Weyh e Cênio Back Weyh
A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO E DA METODOLOGIA DE ENSINO PARTINDO DA VIVENCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA João Carlos Segatto leite
ABORDANDO A TRILHA DOS SENTIDOS DE FORMA REFLEXIVA Carla Izabel Welter, Jéssica Hensing Nilles, Uelinton Greisson Paniz, Jane Elise Dewes Abdel e Eliane Gonçalves dos Santos
Aplicando a interdisciplinaridade a partir do tema gerador alcoolismo - Relato de Experiência Lezita Zalamena Schmitt, Neide Marlene Traesel e Angela Maria Ferro
As contribuições de Leonardo da Vinci para a Interdisciplinaridade da Ciência e da Arte na Educação. Vania Teresinha Hansel
COMO NASCEM AS BORBOLETAS? Jackeline Ferreira Sarmento e Salatiel Da Rocha Gomes
CONHECENDO E IDENTIFICANDO OS DIFERENTES TIPOS DE RAÍZES E CAULES DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS Fernanda Lubini, Roque Ismael da Costa Güllich e  Madalena Schmitt Scheid
DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARA INGRESSAR EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) Évelyn Molina Camargo e Jane Conceição Perin Lucca
DINÂMICAS DE APRENDIZADO: TEORIAS E PRÁTICAS A PARTIR DE UM OLHAR NO RURAL Tatielle Belem Langbecker, Anelise Carlos Becker Vieira e  Bibiana Melo Ramborger
EM BUSCA DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DA TERCEIRA IDADE-FURG PARA OS IDOSOS DA CIDADE DO RIO GRANDE. Douglas Xavier, Eber da Silva, Ângela Bersh e Mirella Valério
FACILITANDO O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS Janice Silvana Novakowski Kierepka, Roque Ismael da Costa Güllich e Erica do Espirito Santo Hermel
HORTA ESCOLAR, UM ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Karine Rudek e Paula Vanessa Bervian
Jogos Didáticos no Ensino de Ciências Biológicas: Estratégias do PIBID Jiulia Carla Marin e Roque Ismael da Costa Güllich
MAPAS CONCEITUAIS COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO. Kelly Meller Sangoi e Márcia Betana Cargnin
O ACOMPANHANTE NO PROCESSO DO CUIDAR: ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA FAMÍLIA E DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE Renata Micheli de Faria Costa, Cristiane Güths da Silva de Freitas, Narciso Vieira Soares e Neiva Claudete Brondani Machado
O CINEMA E O ENSINAR CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA Karine Rudek, Margiéli Pasini, Eliane Gonçalves dos Santos e Marisa Both
O ENFERMEIRO COMO REFERÊNCIA: A ESSENCIALIDADE EDUCATIVA DESTA PRESENÇA Renata Micheli de Faria Costa, Cristiane Güths da Silva de Freitas, Narciso Vieira Soares e Neiva Claudete Brondani Machado
O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO Keli Jaqueline Staudt, Cristine Wagner Mallmann, Vera Regina Medeiros Andrade e  Antônio Vanderlei dos Santos
OS SABERES DOCENTES ENVOLVIDOS NA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO Raquel Weyh Dattein e Roque Ismael da Costa Güllich
OS SEMINÁRIOS INTEGRADOS COMO UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO Carine kupske, Erica do Espirito Santo Hermel e Roque Ismael da Costa Güllich
PESQUISA ESCOLAR: TRILHANDO CAMINHOS Elizandra Brauner Ninaus e Eliane Gonçalves dos Santos
Problematizando concepções de Ciência no contexto escolar: os cientistas aos olhos de estudantes da Educação Básica Tamini Wyzykowski  e Eliane Gonçalves dos Santos
Relação Psicomotricidade Relacional e Educação Ambiental Andreia Juliano, Ângela Adriane Schmidt Bersch e Narjara Mendes Garcia
SAÚDE E SUSTENTABILIDADE EU ME IMPORTO Magali Deckert Arndt e Lara Rocha Reichert
Uma Feira de Ciências em nossa Escola Jéssica Hensing Nilles, Carla Izabel Welter, Maria Liniara Ortiz dos Santos, Roque Ismael da Costa Güllich e Jane Elise Dewes Abdel
A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Franciele Meinerz Forigo e Valéria Lessa
A ROBÓTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Renati Fronza Chitolina, Ana Maria Machado e Neusa Maria John Scheid
A TECNOLOGIA COMO ALIADA DE UMA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA Mariana Scholze da Silva, Letícia Rieger Duarte e Fabiane Back Siveris
CONTRIBUIÇÕES DO USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Andreia Kornowski e Rosemar Ayres dos Santos
ESTÁGIO CURRICULAR II: PROGRAMA OUVIR E APRENDER: A rádio como estratégia de divulgação e conscientização em prol da saúde e sensibilização ambiental Greice Jaqueline Piper Paetzold, Carla Izabel Welter, Rodrigo Rogoski Soltis e Paula Vanessa Bervian
O PIBID ENQUANTO PROMOTOR DE CONHECIMENTO NO UNIVERSO TECNOLÓGICO Graciele Denise Kramer, Ana Paula Ferreira de Oliveira, Allana Mürmann Knebel, Patricia Schwandes Marques e Heloisa Helena Appel Mazo

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 




Titulo Autor PDF
Educação Financeira para jovens de escolas públicas de Santo Ângelo Ronaldo Arnold, Larissa Brutes, Danielle Paulus e Rosane Maria Seibert
EXPLORANDO OS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO COM A TRIGONOMETRIA Cátia Luana Bullmann, Angélica Theis dos Santos, Julhane Alice Thomas Schulz e Mariele Josiane Fuchs
Geometria e Laboratório Caio Jacques de Oliveira e Clara de Mello Maciel
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM OFICINAS DO PIBID COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS Bárbara Morais Fabris, Angélica Theis dos Santos, Maiara Mentges, Rafael Marques dos Santos e Julhane Alice Thomas Schulz
PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Karina Schiavo Seide, Carolina Golçalves Bruski, Fernanda Streda, Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo e Julhane Alice Thomas Schulz
MATERIAIS DIDÁTICOS - JOGOS MATEMÁTICOS COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Angélica Theis dos Santos, Bárbara Morais Fabris, Maiara Mentges, Rafael Marques dos Santos e Julhane Alice Thomas Schulz
PLANTÃO DE DÚVIDAS Lilian Fátima Ancerowicz, Simone Ribeiro de Oliveira, Rosangela Ferreira prestes e Eliani Retzlaff
UTILIZAÇÃO DE UMA BICICLETA COMO ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DE UM LIQUIDIFICADOR Filipe Molinar Machado
A FÍSICA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA Gabriela Lino Kleinubing, Jaqueline Mayer Dapper e Fabiane de Andrade Leite
UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO MÍNIMO PARA ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR COM TEMÁTICA CTSA Rafaela Velozo, Paola Jardim Cauduro, Larissa Jung Basso, Everton Lüdke e Alcides Gilberto da Rosa Adornes
EXPLORANDO NOVAS PERSPECTIVAS NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO MOTIVADORES PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA Daniel da Silva de Ávila e Luiz Fernando Mackdanz
PLATAFORMA ELETROMECÂNICA UTILIZADA NA MODELAGEM MATEMÁTICA DE MOTOPROPULSORES Manuel Reimbold, Airam Sausen, Augusto Ost, Luis Sauther e Flavio Kieckow
PROJETO DE UMA BALANÇA SEMIANALÍTICA COMO RECURSO DE ENSINO Leila A. Valer, Cristiano Osinski, Luis Sauthier, Manuel Reimbold e  Patrícia Dellapiane
BLOODHOUND - GENETICISTA E DETETIVE: UMA FORMA LÚDICA E DIVERTIDA DE ENSINAR GENÉTICA Lidiane S. Bonapaz, Marcos A. Afonso, Vitor A. F. Bastos, Renata V. Velho e  Vanessa N. B. Diel
PERFIL – A HISTÓRIA DA GENÉTICA Lidiane da Silva Bonapaz, Marcos Antonio Afonso e Vanessa Nascimento Backes Diel
JORNAL “METAMORFOSE”: espaço de divulgação e geração de informações e aprendizagens na UERGS Luciane Sippert , Juliana Aparecida de Menezes Sott, Luís Henrique Prado de Santis, Daiane Weiss e Marlene Aparecida Rodrigues.
LIVRO DE RECEITAS SAUDÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS Jaqueline Mayer Dapper, Maria de Lourdes Steimentz e Fabiane de Andrade Leite
JOGO DA TRILHA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO Cláudia Ebling Santos e Fabiane de Andrade Leite
O JOGO DO BARALHO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS Ângela Teresinha Glassmann, Franciely Roberta Polanczyk e Fabiane de Andrade Leite
Bingo Interdisciplinar: Contribuições para o Processo de Ensino e Aprendizagem em Ciências Fernanda Schwan, Guilherme Schwan, Franciely Polanczyk e Fabiane de Andrade Leite
PIBID/UFRJ-FÍSICA NAS AULAS DE ENSINO MÉDIO COM EXPERIMENTOS, TIC, CIÊNCIA E ARTE, E GRÁFICOS Almir Guedes dos Santos, Sandro Soares Fernandes, Diego Figueiredo Rodrigues, Felipe Moreira Correia e Rafael Gomes de Almeida
O JOGO DA AMARELINHA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM DE FORMA INTERDISCIPLINAR Thiago Angelo Smaniotto, Jaqueline Mayer Dapper, Marília Diel Machado e Fabiane de Andrade Leite
MATERIAIS DIDÁTICOS: A INTEGRAÇÃO DE OFICINAS POR MEIO DO PIBID Cristiane da Cunha Alves, Bianca Maria de Lima, Danielle Costa da Silva, Tatiane Fontoura Garcez e Jose Vicente Lima Robaina
UMA PROPOSTA DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SURDOS Patrícia Friske Schwiderke, Rosane Teresinha Fontana e Maria Aparecida Brum Trindade
DESSALINIZADOR SOLAR PORTÁTIL: UM ARTEFATO TRANSDISCIPLINAR Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Alessandra Meireles do Amaral, Ana Nery Furlan Mendes e Sandra Mara Santana Rocha
JOGO ON LINE: “JUNTOS NA QUÍMICA” João Vitor M. Santos, Lázaro V. Neto, Lucas R. Barreto, Pedro O. Pimenta, Silvia P. Batista e  Ana Néry F. Mendes
JOGO DIDÁTICO “CORRIDA ENZIMÁTICA”: A CINÉTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS NO SISTEMA DIGESTÓRIO Gustavo Rossoni Ruy, Rafael Antunes Ferreira, Ana Néry Furlan Mendes e Sandra Mara Santana Rocha
“ROLETRANDO”: UM JOGO PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUIMICA ORGÂNICA Alessandra Meireles do Amaral, Ana Nery Furlan Mendes e Paulo Sérgio da Silva Porto
DISPOSITIVO MEDIDOR DE UV DIGITAL PARA QUANTIFICAR Fe3+ DISSOLVIDO EM ÁGUA Vanessa F. Pinto, Flávia F. Stelzer, João Vitor M. Santos, Bárbara M. dos Santos, Silvia P. Batista e Ana Néry F. Mendes
JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS COM PLATAFORMA REUTILIZÁVEL Albano Neto e Fagner Leite
CONSTRUÇÃO DE UM APARATO DE TITULAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA Márjory S. F. Andrade, Mara Elizabeth P. G. O. Schettino, Ana Nery F. Mendes e  Sandra Mara S. Rocha
“GUERRA QUÍMICA”: Uma atividade lúdica para contextualizar os conteúdos de Química Hamanda R. Souza, Julian C. Bandeira, Lara M. Teixeira, Luiza C. Bisi, Silvia P. Batista e Ana Néry F. Mendes
DESENVOLVIMENTO DO JOGO “concentrAÇÃO”PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO Fernanda P. Fernandes, Ana Nery F. Mendes e Débora L. Rosa
ENDEREÇO QUÍMICO: UM ARTEFATO DE AUXILIO A APRENDIZAGEM DA ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA. Amanda Bobbio Pontara, Laís Perpétuo Perovano , Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha.
A Produção de Kit Molecular para o Ensino de Química: Integrando alunos e professores na educação básica Wanderson Guimarães Batista Gomes, Débora Lázara Rosa, Ana Nery Furlan Mendes e Sandra Mara Rocha Santana
As contribuições de Leonardo da Vinci para a Interdisciplinaridade da Ciência e da Arte na Educação. Vania Teresinha Hansel


Titulo Autor PDF
A“ERA DO GELO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS Jaqueline Mayer Dapper e Paula Vanessa Bervian
DESCOBRINDO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Roberta Rodrigues da Matta e Marcelo Borges Rocha
PARTÍCULAS ELEMENTARES E INTERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA. Valéria Bonetti Jerzewski, Luiz Fernando Mackedanz e  Luis Vanderlei Jerzewski
Projeto "Pisamos na Lua(?)": vídeo como produto final Keli C. Maurina, Evilyn T. Valandro, Gabriela Tonon, Giorgia L. J. Oliveira, Isabela D. dos Santos e Pâmela Betiatto
Saberes importantes para o professor iniciante Geordana Ribas Ferreira,Heloisa Helena Appel Mazo, Paula Maria Krejci e Tatielle Jung

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 

  • Angela Rosa Venzke Fenner – URI
  • Antonio Vanderlei Dos Santos – URI
  • Briseidy Marchesan Soares – URI
  • Cenio Back Weyh – URI
  • Flavio Kieckow – URI
  • Joao Carlos Krause – URI (Presidente)
  • Marco Augusto Ribeiro Nardes – URI
  • Maria Lorete Thomas Flores – URI
  • Nadir Lurdes Damiani – URI
  • Neusa Maria John Scheid – URI
  • Rosane Teresinha Fontana – URI
  • Rozelaine De Fatima Franzin – URI

 

  • Adriana Gomes Dickman – PUC/MG
  • Adriano Canabarro Teixeira – UPF
  • Amanda Amantes Neiva Ribeiro – UFBA
  • Ana Clara Correa Henning – UFPEL
  • Ana Cristina Santos Duarte – UESB
  • Andréia Dalcin – UFRGS
  • Antonio Vanderlei Dos Santos – URI
  • Braulio Adriano De Mello – UFFS
  • Briseidy Marchesan Soares – URI
  • Carlos Ariel Samudio Perez – UPF
  • Cenio Back Weyh – URI
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald – ULBRA
  • Cleci Teresinha Werner Da Rosa  – UPF
  • Cristiane Azevêdo Dos Santos Pessoa – UFPE
  • Elder Sales Teixeira – UEFS
  • Fatima De Paiva Canesin – UFF
  • Fernando Cesar Ferreira -UFGD
  • Flavio Kieckow – URI
  • Frederico De Souza Cruz – UFSC
  • Gabriela Dos Santos Barbosa – PUCSP
  • Geilsa Costa Santosb Baptista – UEFS
  • Giovani Palma Bastos – URI
  • Guatacara Dos Santos Junior  – UTFPR
  • Guilherme Frederico Marranghello – UNIPAMPA
  • Jean Carlos Miranda Da Silva – UFF
  • João Carlos Krause – URI
  • José Claudio Del Pino – UFRGS
  • José Ossian Gadelha De Lima – UECE
  • Julio César Castilho Razera – UESB
  • Luiz Caldeira Brant De Tolentino – UFSM
  • Marcelo Borges Rocha – CEFET/RJ
  • Marcia Regina Santana Pereira – UFES
  • Maria Cristina Pansera De Araujo – UNIJUI
  • Neusa Maria John Scheid – URI
  • Nilce Fatima Scheffer – UFFS
  • Nilceia Aparecida Maciel – UTFPR
  • Noemi Boher – URI/UNIFRA
  • Noli Bernardo Hahn – URI
  • Olga Lucia Castiblanco  – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Otavio Aloisio Maldaner – UNIJUI
  • Patricia Rodrigues Fortes – UFSM
  • Paula Correa Henning – FURG
  • Paulo Apolinário Nogueira – UNIGRANRIO
  • Rejane Maria Ghisolfi Da Silva – UFSC
  • Roque Ismael Da Costa Güllich – UFFS
  • Rosane Teresinha Fontana – URI
  • Rozelaine De Fatima Franzin – URI
  • Rui Eduardo Trindade Fernandes – Universidade Do Porto
  • Sandro Rogerio Vargas Ustra – UFU
  • Sani De Carvalho Rutz Da Silva – UFTPR
  • Terezinha Valim Oliver Goçalves – UFPA

 

 


Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico
Cursos de Matemática
Ciências Biológicas
Educação Física


    

Rua Universidade das Missões,464 - CEP: 98.802-470
Santo Ângelo-RS – Fone: (55) 3313-7900
Copyright © 2015 - NTI-URI-Santo Ângelo