O ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO DESENVOLVEREM O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM UM CONTEÚDO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.805Palavras-chave:
Alfabetização científica, Ensino por investigação, Química, Ensino fundamentalResumo
O ensino de Ciências, caracterizado pelo entendimento de fenômenos e conceitos importantes para o cotidiano dos estudantes, impõe a necessidade de atualização e aprofundamento constantes para que o professor possa desenvolver, nos alunos, a curiosidade e despertar o seu pensamento crítico, características comuns da Alfabetização Científica. Uma das formas de trabalhar essas habilidades é por meio do desenvolvimento de atividades relacionadas com conteúdos de química, desde os primeiros anos escolares, com abordagens que possam incentivar a curiosidade, interesse, levantamento de hipóteses, ideias e pensamentos, como é o Ensino por Investigação. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o processo de validação de uma Sequência de Ensino Investigativo designada para o 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de licenciandos em formação de uma universidade pública, com o intuito de identificarmos, onde estes observam os elementos da Alfabetização Científica que podem surgir nesse processo. Tomamos como base os indicadores propostos por Pizarro (2014). Os resultados revelaram a presença de indicadores, ressaltando a importância do Ensino por Investigação para a promoção da Alfabetização Científica nos estudantes e a relevância dos conteúdos de química na construção dos conhecimentos. A pesquisa contribui para o Ensino de Ciências, pois fornece evidências da eficácia da abordagem investigativa no desenvolvimento da Alfabetização Científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Patrícia Bahia, Antonio Reynaldo Meneses Moura, Elton Fireman
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.