O ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO DESENVOLVEREM O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM UM CONTEÚDO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.805

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Ensino por investigação, Química, Ensino fundamental

Resumo

O ensino de Ciências, caracterizado pelo entendimento de fenômenos e conceitos importantes para o cotidiano dos estudantes, impõe a necessidade de atualização e aprofundamento constantes para que o professor possa desenvolver, nos alunos, a curiosidade e despertar o seu pensamento crítico, características comuns da Alfabetização Científica. Uma das formas de trabalhar essas habilidades é por meio do desenvolvimento de atividades relacionadas com conteúdos de química, desde os primeiros anos escolares, com abordagens que possam incentivar a curiosidade, interesse, levantamento de hipóteses, ideias e pensamentos, como é o Ensino por Investigação. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o processo de validação de uma Sequência de Ensino Investigativo designada para o 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de licenciandos em formação de uma universidade pública, com o intuito de identificarmos, onde estes observam os elementos da Alfabetização Científica que podem surgir nesse processo. Tomamos como base os indicadores propostos por Pizarro (2014). Os resultados revelaram a presença de indicadores, ressaltando a importância do Ensino por Investigação para a promoção da Alfabetização Científica nos estudantes e a relevância dos conteúdos de química na construção dos conhecimentos. A pesquisa contribui para o Ensino de Ciências, pois fornece evidências da eficácia da abordagem investigativa no desenvolvimento da Alfabetização Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Bahia, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia (modalidade a distância pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2003).Especialização em Tecnologias na Educação pela PUC-Rio e também em Metodologias do Ensino para as Séries Iniciais - UFAL Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática(2022). Formadora dos profissionais da Educação básica da Secretaria Municipal de Maceió-SEMED e também atua como técnica pedagógica no Núcleo de Tecnologia Municipal de Maceió - NTM. Desde 2000.Desempenha a função de tutora online da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, no curso de Pedagogia (modalidade a distância). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a distância, Tecnologias na Educação, Formação de professores e tutoria.

Antonio Reynaldo Meneses Moura, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino – Universidade Federal de Alagoas (RENOEN-UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil.

Elton Fireman, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado

2024-05-13

Como Citar

RODRIGUES BAHIA, M. P. ., Meneses Moura, A. R., & Casado Fireman, E. (2024). O ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO DESENVOLVEREM O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM UM CONTEÚDO DE QUÍMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(2), 04-23. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.805

Edição

Seção

Artigos Científicos