FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES

Autores

  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Ediane Paganini Covre Instituto Federal do Espírito Santo
  • Renato Andreão Cora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Luis Felipe Freire Instituto Federal do Espírito Santo / Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
  • Thays Xavier Araujo Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.804

Palavras-chave:

Aula de campo, Floresta Nacional de Pacotuba, Intervenção pedagógica, Espaços de educação não formal, Formação continuada de professores

Resumo

O trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Pires Campos, C. R. ., Paganini Covre, E. ., Andreão Cora, R. ., Freire, L. F. ., & Xavier Araujo, T. . (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 84-100. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.804

Edição

Seção

Artigos Científicos