A EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX.

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.773

Palavras-chave:

Currículo, Recurso Didático, Ensino de Ciências

Resumo

A aprendizagem acerca da embriologia é relevante, uma vez que abrange assuntos muito discutidos atualmente. Todavia, o conteúdo sobre embriologia não apresenta um avanço significativo, e por várias vezes, ocorre uma rejeição deste conteúdo por parte dos alunos, devido ao grande número de termos complexos. Assim, esse trabalho teve por objetivo analisar como o conteúdo de embriologia vem sendo apresentado nos livros didáticos de Biologia publicados no Brasil no século XX. Para análise do conteúdo teórico, levou-se em consideração os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). Percebeu-se que ocorreu uma evolução nos livros didáticos, principalmente, naqueles publicados após a década de 1980, quando estes passaram a ser avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Contudo, ainda é preciso ter cautela e avaliá-lo para seu melhor uso, já que os livros ainda abordam a temática de maneira simplista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

A EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX. (2022). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 21-36. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.773

Edição

Seção

Artigos Científicos