A EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO DE BIOLOGIA: A EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.773Palavras-chave:
Currículo, Recurso Didático, Ensino de CiênciasResumo
A aprendizagem acerca da embriologia é relevante, uma vez que abrange assuntos muito discutidos atualmente. Todavia, o conteúdo sobre embriologia não apresenta um avanço significativo, e por várias vezes, ocorre uma rejeição deste conteúdo por parte dos alunos, devido ao grande número de termos complexos. Assim, esse trabalho teve por objetivo analisar como o conteúdo de embriologia vem sendo apresentado nos livros didáticos de Biologia publicados no Brasil no século XX. Para análise do conteúdo teórico, levou-se em consideração os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). Percebeu-se que ocorreu uma evolução nos livros didáticos, principalmente, naqueles publicados após a década de 1980, quando estes passaram a ser avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Contudo, ainda é preciso ter cautela e avaliá-lo para seu melhor uso, já que os livros ainda abordam a temática de maneira simplista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Tainá Griep Maronn, Andressa Corcete Hartmann, Erica do Espírito Santo Hermel
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.