SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: AÇÕES LÚDICAS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL.

Autores

  • Olagide Castro Universidade Federal de alagoas
  • Lucineide Fagundes Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Carmem Lúcia Arroxelas-Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Raíssa Matos Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Igor Daniel Silva-Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Carlos Antônio Arroxelas-Silva Universidade Federal do Acre
  • Claudete Francisco Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Amanda Larissa Dias-Pacheco Universidade Federal de Alagoas
  • Igor Santana Melo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.745

Palavras-chave:

sexualidade, dolescência, prevenção

Resumo

O início precoce da atividade sexual, não uso de preservativos e desconhecimento das formas de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ser considerados comportamentos sexuais de risco tornando os adolescentes vulneráveis. O presente estudo teve como objetivo realizar discussões no âmbito escolar, promovendo conscientização com impacto diretamente nos altos índices de ISTs e gravidez na adolescência. Foram identificadas as principais dúvidas dos adolescentes, realizadas atividades lúdicas por meio de dinâmicas e jogo virtual pertinentes a promoção à saúde. Nossos resultados indicam que os alunos possuem falta de conhecimento sobre as ISTs e métodos contraceptivos, além da falta de diálogo nos âmbitos escolar e familiar. Nossos dados demonstram a importância da escola na prevenção de ISTs, gravidez indesejada e conscientização para vivência saudável da sexualidade na promoção de saúde.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Castro, O., Fagundes Lima, L. ., Arroxelas-Silva, C. L. ., Matos Ferreira, R. ., Silva-Lima, I. D., Arroxelas-Silva, C. A. ., Francisco Silva, C. ., Dias-Pacheco, A. L., & Santana Melo, I. . (2022). SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: AÇÕES LÚDICAS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 176-190. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.745

Edição

Seção

Produto Educacional