USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.741Palavras-chave:
Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentaisResumo
A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Talita Bernardi Barboza, Caio Murilo dos Santos, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibin
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.