USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.

Autores

  • Talita Bernardi Barboza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT - UNESP)
  • Caio Murilo dos Santos FCT – UNESP
  • Rodolfo Kasuyoshi Kohori FCT – UNESP
  • Gustavo Bizarria Gibin FCT – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.741

Palavras-chave:

Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais

Resumo

A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Bernardi Barboza, T., dos Santos, C. M. ., Kasuyoshi Kohori, R. ., & Bizarria Gibin, G. . (2022). USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 131-148. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.741

Edição

Seção

Relato de Experiência