POSSIBILIDADES DE USO DO SOFTWARE CMAP TOOLS: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA UMA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES INORGÂNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.737

Palavras-chave:

Ensino de Química, Cmap Tools, Mapas conceituais

Resumo

: As dificuldades no Ensino de Química são inúmeras, nesse sentido torna-se necessário buscar alternativas que possam auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem. Uma das alternativas para auxiliar nesse processo é o uso de ferramentas digitais como o software Cmap Tools para construção de mapas conceituais. O objetivo desse trabalho é compreender se o Cmap Tools pode contribuir para o Ensino e Aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas no Ensino Médio, mediante a construção de mapas conceituais. Para isso como referencial teórico utilizou-se da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e também a teoria dos mapas conceituais de Joseph Novak. Esse estudo tem caráter qualitativo e exploratório, e para isso selecionou-se artigos completos publicados em dois periódicos e dois eventos da área de Ensino de Química, da última década (2010 -2020). Para análise do corpus utilizou-se da análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Gallazzi. Os resultados da análise apontam que o Cmap Tools, apesar de ser de livre acesso e estar disponível a algum tempo para a utilização, ainda é pouco explorado pelos professores de Química na Educação Básica, porém, apresenta ter potencial para auxiliar no ensino e aprendizagem de Química

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Guerhart dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no programa de pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde desenvolve pesquisas relacionadas a Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática e licenciado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e Licenciada em Química pela mesma instituição (2009). Professora de Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Câmpus Curitiba.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Guerhart dos Santos, D., & Pauletti, F. . (2022). POSSIBILIDADES DE USO DO SOFTWARE CMAP TOOLS: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA UMA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 51-70. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.737

Edição

Seção

Artigos Científicos