O ENSINO CONTEXTUALIZADO NUMA ESCOLA NA CIDADE DE UMIRIM-CE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.718Palavras-chave:
estratégias de ensino, ensino-aprendizagem, contextualização.Resumo
Este artigo relata algumas ações desenvolvidas, fruto de uma ação de extensão idealizada por docentes da área de ciências da natureza e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Umirim. Pretende-se apresentar os resultados obtidos na realização de oficinas, cujo objetivo foi mostrar o desenvolvimento de atividades metodológicas com o uso de diversas estratégias de ensino nas disciplinas com menor desempenho acadêmico na escola pesquisada. O estudo foi desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental II, nas disciplinas de ciências e matemática, na Escola Municipal Grupão[1], localizada no município de Umirim-CE, durante os meses de agosto a dezembro de 2019. Nessa pesquisa, foi abordada a utilização de estudos de caso, experimentação e problematização de conteúdos científicos durante os encontros, procurando investigar a abordagem metodológica de alguns conteúdos do ensino básico, dialogando com a construção e a interação entre professores e alunos.
[1] Iremos utilizar esse termo fazendo referência ao nome da escola objeto de estudo neste relato de experiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Ivina Carlos de Assis, Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Lincoln Cesar Fernandes Gomes , Ana Paula Aquino Benigno
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.