O ENSINO CONTEXTUALIZADO NUMA ESCOLA NA CIDADE DE UMIRIM-CE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.718

Palavras-chave:

estratégias de ensino, ensino-aprendizagem, contextualização.

Resumo

Este artigo relata algumas ações desenvolvidas, fruto de uma ação de extensão idealizada por docentes da área de ciências da natureza e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Umirim. Pretende-se apresentar os resultados obtidos na realização de oficinas, cujo objetivo foi mostrar o desenvolvimento de atividades metodológicas com o uso de diversas estratégias de ensino nas disciplinas com menor desempenho acadêmico na escola pesquisada. O estudo foi desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental II, nas disciplinas de ciências e matemática, na Escola Municipal Grupão[1], localizada no município de Umirim-CE, durante os meses de agosto a dezembro de 2019. Nessa pesquisa, foi abordada a utilização de estudos de caso, experimentação e problematização de conteúdos científicos durante os encontros, procurando investigar a abordagem metodológica de alguns conteúdos do ensino básico, dialogando com a construção e a interação entre professores e alunos.

 

[1] Iremos utilizar esse termo fazendo referência ao nome da escola objeto de estudo neste relato de experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

O ENSINO CONTEXTUALIZADO NUMA ESCOLA NA CIDADE DE UMIRIM-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2022). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 141-156. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.718

Edição

Seção

Relato de Experiência