LIVROS JUVENIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

ABORDAGENS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E VISÕES SOBRE CIENTISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.704

Palavras-chave:

literatura, história da ciência, ensino de ciências

Resumo

As distintas concepções existentes sobre ciência e cientistas estão marcadas por diferentes conceitos, elementos sociais, históricos e epistemológicos. Diante de uma multiplicidade de visões, é importante compreender a ciência como construção humana, questionando ideias relacionadas à neutralidade e verdade absoluta. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre ciência e literatura, a partir de livros juvenis. Assim, tendo em vista as suas contribuições ao ensino de Ciências, busca verificar as abordagens realizadas sobre história da ciência e como são construídos os perfis dos cientistas apresentados pelas obras. A pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho documental e fundamentada em propostas da análise de conteúdo. Quanto aos resultados obtidos, o material traz uma abordagem que ora reforça os perfis dos cientistas como gênios que trabalhariam isolados, em outros momentos, ressalta a ciência como construção coletiva situada social e historicamente, tendo predomínio desta última perspectiva.  Neste sentido, pensando na utilização deste material no âmbito do ensino de Ciências, é fundamental que o professor problematize o teor destes materiais com os estudantes, pois assim poderá fomentar o uso desta ferramenta como ponto de partida para discussões sobre a história e filosofia da ciência, suscitando visões mais críticas sobre esses aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaziane Soares Alvarenga, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Adjunto do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Alvarenga, G. S. ., & Sousa, C. E. B. de . (2025). LIVROS JUVENIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDAGENS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E VISÕES SOBRE CIENTISTAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(2), 11-30. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.704

Edição

Seção

Artigos Científicos