LIVROS JUVENIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
ABORDAGENS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E VISÕES SOBRE CIENTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.704Palavras-chave:
literatura, história da ciência, ensino de ciênciasResumo
As distintas concepções existentes sobre ciência e cientistas estão marcadas por diferentes conceitos, elementos sociais, históricos e epistemológicos. Diante de uma multiplicidade de visões, é importante compreender a ciência como construção humana, questionando ideias relacionadas à neutralidade e verdade absoluta. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre ciência e literatura, a partir de livros juvenis. Assim, tendo em vista as suas contribuições ao ensino de Ciências, busca verificar as abordagens realizadas sobre história da ciência e como são construídos os perfis dos cientistas apresentados pelas obras. A pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho documental e fundamentada em propostas da análise de conteúdo. Quanto aos resultados obtidos, o material traz uma abordagem que ora reforça os perfis dos cientistas como gênios que trabalhariam isolados, em outros momentos, ressalta a ciência como construção coletiva situada social e historicamente, tendo predomínio desta última perspectiva. Neste sentido, pensando na utilização deste material no âmbito do ensino de Ciências, é fundamental que o professor problematize o teor destes materiais com os estudantes, pois assim poderá fomentar o uso desta ferramenta como ponto de partida para discussões sobre a história e filosofia da ciência, suscitando visões mais críticas sobre esses aspectos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Glaziane Soares Alvarenga, Carlos Erick Brito de Sousa

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.