USO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE MORFOLOGIA DAS BACTÉRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.685

Palavras-chave:

bactérias, ensino de biologia, ensino-aprendizagem

Resumo

Há necessidade da implementação de modelos didáticos no ensino médio, isso ocorre devido à complexidade dos conteúdos, principalmente em áreas como, Microbiologia, Botânica e Genética. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão de alunos do ensino médio sobre a morfologia das bactérias, e as contribuições de um material didático para o aprendizado de Microbiologia. A natureza da pesquisa foi quantitativa, e o desenvolvimento do estudo ocorreu com alunos da 2.ª série em duas turmas (A e B). A turma A foi o controle experimental (aula expositiva-dialogada e material didático), e a B como controle (aula expositiva-dialogada). Um questionário (pré-teste) foi aplicado em ambas as turmas para diagnosticar os conhecimentos básicos sobre o conteúdo de bactérias. Após a aula e a intervenção pedagógica, os alunos foram convidados a responderem um questionário-reflexivo (pós-teste). A maioria dos alunos conseguiu compreender as principais formas das bactérias, e identificar a estrutura ausente (carioteca) nesses procariotos. Portanto, constatou que boa parte dos alunos obtiveram êxito na diferenciação da morfologia das bactérias e ganhos de aprendizagem na turma A, em comparação a turma B. Assim, sugere ser importante utilizar meios alternativos de ensino que possibilitam melhor aprendizagem em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Aparecida de Sousa Alves, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Graduada em Ciências Biológicas

Tâmara Kelly da Conceição Mendes, Instituto Federal do Piauí

Graduanda em Ciências Biológicas 

Aracelli de Sousa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI / Departamento de Biologia

Doutora em Biotecnologia pela RENORBIO

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Alves, F. A. de S. ., Mendes, T. K. da C. ., Araújo, M. dos S., & Leite, A. de S. (2022). USO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE MORFOLOGIA DAS BACTÉRIAS . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 38-50. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.685

Edição

Seção

Artigos Científicos