USO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE MORFOLOGIA DAS BACTÉRIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.685Palavras-chave:
bactérias, ensino de biologia, ensino-aprendizagemResumo
Há necessidade da implementação de modelos didáticos no ensino médio, isso ocorre devido à complexidade dos conteúdos, principalmente em áreas como, Microbiologia, Botânica e Genética. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão de alunos do ensino médio sobre a morfologia das bactérias, e as contribuições de um material didático para o aprendizado de Microbiologia. A natureza da pesquisa foi quantitativa, e o desenvolvimento do estudo ocorreu com alunos da 2.ª série em duas turmas (A e B). A turma A foi o controle experimental (aula expositiva-dialogada e material didático), e a B como controle (aula expositiva-dialogada). Um questionário (pré-teste) foi aplicado em ambas as turmas para diagnosticar os conhecimentos básicos sobre o conteúdo de bactérias. Após a aula e a intervenção pedagógica, os alunos foram convidados a responderem um questionário-reflexivo (pós-teste). A maioria dos alunos conseguiu compreender as principais formas das bactérias, e identificar a estrutura ausente (carioteca) nesses procariotos. Portanto, constatou que boa parte dos alunos obtiveram êxito na diferenciação da morfologia das bactérias e ganhos de aprendizagem na turma A, em comparação a turma B. Assim, sugere ser importante utilizar meios alternativos de ensino que possibilitam melhor aprendizagem em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Francisca Aparecida de Sousa Alves, Tâmara Kelly da Conceição Mendes, Maurício dos Santos Araújo, Aracelli de Sousa Leite
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.