FOI UMA MULHER OU UM HOMEM? CARTILHA DAS INVENÇÕES COMO POSSIBILIDADE PARA DIVULGAR MULHERES CIENTISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.676Palavras-chave:
Mulheres na Ciência, Atividades Lúdicas, Ensino de CiênciasResumo
A Ciência é uma produção humana realizada por mulheres e homens. Entretanto, historicamente as mulheres foram silenciadas das produções cientificas. Os filmes, séries, desenhos animados e até mesmo os livros didáticos acabam reforçando a imagem androcêntrica da Ciência. Nesse sentido, buscando divulgar a participação das Mulheres na Ciência, foi elaborada uma cartilha didática onde as crianças deveriam assinalar se foi um homem ou uma mulher quem inventou os respectivos objetos listados na cartilha. A atividade foi aplicada com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Percebemos que os resultados apresentados pelas crianças podem estar relacionados com as questões de estereótipos de gênero que são reforçadas antes mesmo do nascimento de uma criança, já que meninas e os meninos são ensinados a conviver e perceber a vida de maneiras distintas, através de comportamentos, atribuições e espaços que de forma tendenciosa foram atribuídos como lugar ‘‘de homem’’ ou lugar ‘‘de mulher’. Essas implicações refletem em desigualdade, ignorância e preconceito principalmente na vida das mulheres. Nesse sentido, surge a necessidade de levar para o espaço escolar e para o Ensino de Ciências discussões e alternativas que tenham como eixo principal divulgar o papel da mulher na sociedade na Ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Thamires Luana Cordeiro, Lenira Maria Nunes Sepel
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.