FOI UMA MULHER OU UM HOMEM? CARTILHA DAS INVENÇÕES COMO POSSIBILIDADE PARA DIVULGAR MULHERES CIENTISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.676

Palavras-chave:

Mulheres na Ciência, Atividades Lúdicas, Ensino de Ciências

Resumo

A Ciência é uma produção humana realizada por mulheres e homens. Entretanto, historicamente as mulheres foram silenciadas das produções cientificas. Os filmes, séries, desenhos animados e até mesmo os livros didáticos acabam reforçando a imagem androcêntrica da Ciência. Nesse sentido, buscando divulgar a participação das Mulheres na Ciência, foi elaborada uma cartilha didática onde as crianças deveriam assinalar se foi um homem ou uma mulher quem inventou os respectivos objetos listados na cartilha. A atividade foi aplicada com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Percebemos que os resultados apresentados pelas crianças podem estar relacionados com as questões de estereótipos de gênero que são reforçadas antes mesmo do nascimento de uma criança, já que meninas e os meninos são ensinados a conviver e perceber a vida de maneiras distintas, através de comportamentos, atribuições e espaços que de forma tendenciosa foram atribuídos como lugar ‘‘de homem’’ ou lugar ‘‘de mulher’. Essas implicações refletem em desigualdade, ignorância e preconceito principalmente na vida das mulheres. Nesse sentido, surge a necessidade de levar para o espaço escolar e para o Ensino de Ciências discussões e alternativas que tenham como eixo principal divulgar o papel da mulher na sociedade na Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires Luana Cordeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2019). Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, onde realizou pesquisa sobre a cientista brasileira Bertha Maria Júlia Lutz, com ênfase no Ensino de Anfíbios anuros e Mulheres na História da Ciência. Foi aprovada no doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM - 2022. 

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução, atuando no ensino de Genética Geral, Genética Humana, Biologia Molecular e Evolução, junto aos cursos de Ciências Biológicas e Medicina. Orientadora no PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, coordenadora do subprojeto PIBID-Biologia/CCNE da UFSM, de 2007 a 2017; Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Naturais e Exatas, de 2005 a 2015. Coordenadora do PPG Educação emCiências Química da Vida e Saúde a partir de dezembro de 2019.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Cordeiro, T. L., & Nunes Sepel, L. M. . (2022). FOI UMA MULHER OU UM HOMEM? CARTILHA DAS INVENÇÕES COMO POSSIBILIDADE PARA DIVULGAR MULHERES CIENTISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 23-37. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.676

Edição

Seção

Artigos Científicos