OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Robson Andrades Heidrich ULBRA
  • Caroline Medeiros Martins de Almeida UNISINOS
  • Everton Bedin UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.671

Palavras-chave:

metodologia de ensino, sequência didática, tecnologias digitais, inovação

Resumo

O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Andrades Heidrich, R. ., Medeiros Martins de Almeida, C. ., & Bedin, E. . (2022). OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(1), 167-185. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.671

Edição

Seção

Produto Educacional