OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA BASEADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.671Palavras-chave:
metodologia de ensino, sequência didática, tecnologias digitais, inovaçãoResumo
O método tradicional de ensino, com metodologias expositivas, faz com que o aluno não tenha vontade de permanecer em sala de aula, principalmente quando lhe é mostrado que, supostamente, o que ele aprende na escola ele pode aprender na Internet. Neste viés, os professores necessitam desenvolver atividades diferenciadas aos alunos, trazendo a contextualização do dia-a-dia aos assuntos tratados em sala de aula. As Tecnologias Digitais são ótimas ferramentas para tais aplicações, pois é possível desenvolver os conteúdos utilizando-as de maneira que atraia o aluno, como games e aplicativos de celular. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre observações de aulas de química, criar e relatar práticas pedagógicas baseadas nas Tecnologias Digitais realizadas por um estagiário de graduação de licenciatura em Química. Os dados foram coletados em duas etapas: na observação das aulas e na prática pedagógica e organizados via diário de bordo. Os dados analisados e interpretados demonstram que o uso de Tecnologias Digitais no ensino de química é uma forma de atrair o aluno por meio da curiosidade e da contextualização, uma vez que estas ferramentas possibilitam ao aluno, além de uma imaginação mais direcionada, interpretar fenômenos não vistos a olho nu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Robson Andrades Heidrich, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.